Artigo 184 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.
§ 1º As benfeitorias úteis e necessárias serão indenizadas em dinheiro.
§ 2º O decreto que declarar o imóvel como de interesse social, para fins de reforma agrária, autoriza a União a propor a ação de desapropriação.
§ 3º Cabe à lei complementar estabelecer procedimento contraditório especial, de rito sumário, para o processo judicial de desapropriação.
§ 4º O orçamento fixará anualmente o volume total de títulos da dívida agrária, assim como o montante de recursos para atender ao programa de reforma agrária no exercício.
§ 5º São isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária.
Tatiane Cadorin, Advogado
há 3 anos

STF decide pela constitucionalidade da contribuição de intervenção no domínio econômico destinada ao INCRA

*Por Irib . Foi finalizado em 07/04/2021, em julgamento virtual no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o Recurso Extraordinário n. 630.898 , que tratou acerca da contribuição devida ao…
2
0

O Incra não existe, é uma autarquia fantasma

O título parece uma provocação, mas não é: o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária não existe como autarquia federal, dotada de personalidade jurídica própria, há mais de 32 anos. É…
1
0

PFDC recomenda ao Incra revogação de resoluções usadas para desistência em processos de desapropriação de terras

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) recebeu na sexta-feira (23) uma Recomendação do Ministério Público Federal para que revogue imediatamente, e deixe de publicar,…
0
0

MPF recomenda imediata revogação de orientações do Incra que suspendem diálogo com movimentos do campo

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), encaminhou nesta segunda-feira (25) à Ouvidoria Agrária Nacional e às Superintendências Regionais do…
0
0

MPF recomenda imediata revogação de orientações do Incra que suspendem diálogo com movimentos do campo

O Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), encaminhou nesta segunda-feira (25) à Ouvidoria Agrária Nacional e às Superintendências Regionais do…
0
0

TRF-4 nega posse de terreno ocupado em assentamento sem autorização do Incra

A distribuição de lotes de terra deve seguir todos os critérios adotados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A partir desse entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Regional…
0
0

TRF4 nega a agricultor posse de terreno em assentamento ocupado sem autorização do Incra

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou o recurso de um residente de Santana do Livramento (RS) que buscava manter a posse de um lote que havia ocupado em um projeto de assentamento do…
0
0
Justificando
há 6 anos

Entre propostas inconstitucionais e mentiras de campanha

Era 15 de março de 1990 e Fernando Collor de Mello se tornava o primeiro Presidente da República a comprometer-se a “manter, defender e cumprir a Constituição” brasileira de 1988, nos termos do art.
0
0

Inconstitucionalidade da Contribuição ao INCRA

Supremo Tribunal Federal 18/04/2013 14:29 0017786 MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria Geral da Republica Nº 8641 - RJMB / tvm RECURSO EXTRAORDINÁRIO Nº 630.898 / RS RELATOR : Ministro DIAS…
1
0
Justificando
há 6 anos

Vida longa aos sem-terra e aos sem-teto

Dezembro de 1980: Depois de séculos de escravidão, latifúndio, monocultura, capitanias hereditárias, sesmarias, expulsão e exclusão dos camponeses da terra, e em plena ditadura militar (a qual adotou…
0
0