Artigo 179 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 179. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando a incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, ou pela eliminação ou redução destas por meio de lei.
há 2 meses

Reforma Trabalhista

REFORMA TRABALHISTA: A (IM)POSSIBILIDADE JURÍDICA DA PREVALÊNCIA DO NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO JOÁSIA FREITAS LIMA TEIXEIRA RESUMO O presente artigo objetiva promover uma exposição crítica acerca…
3
0

Tratamento diferenciado às micros e pequenas empresas. Necessidade de mudança na legislação e procedimentos tributários

Esse artigo tem o intuito de orientar os gestores das micro, pequenas empresas e médio porte sobre os direitos ao tratamento diferenciado, como operar o sistema da administração Pública e judicial…
1
0
Oliveira Advogada, Advogado
há 10 meses

A importância da gestão tributária nas micros e pequenas empresas e a realidade tributária no Brasil

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO TRIBUTÁRIA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E A REALIDADE TRIBUTÁRIA NO BRASIL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO TRIBUTÁRIA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E A REALIDADE TRIBUTÁRIA NO…
2
0

A ADI 6.95/DF e suas implicações no Direito Administrativo das Polícias Militares

Emerson de Paula da Silva[1] Resumo Ao longo da História as forças militares sempre se destacaram pela unidade de comando e de ações, seja em deslocamentos, seja em campo de batalha. Indubitavelmente…
1
0
Lucas Vieira, Advogado
ano passado

O Regulamento de Dosimetria e Aplicação de Sanções Administrativas da ANPD e a necessária ampliação das formas de adimplemento da multa simples

I - INTRODUÇÃO A Autoridade Nacional de Proteção de Dados publicou, em fevereiro de 2023, o Regulamento de Dosimetria e Aplicação de Sanções Administrativas (RDASA), veiculado na Resolução CD/ANPD nº…
1
0

Lei Geral de Proteção de Dados e previsão mais benéfica para Agentes de Tratamento de Pequeno Porte

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados? A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei 13.709/2018, foi criada com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade, privacidade e…
2
0

100% Original

O Simples é Limpo, não está contaminado pelo subsídio fiscal, muito menos é gasto tributário, portanto é melhor o Ministro da Fazenda tirar seu Arcabouço Fiscal [1] da chuva, pois o simples é…
2
0
Cícero Mouteira, Advogado
ano passado

Licitações, Microempresas e EPPs

Ao contrário de nós meros mortais, que podemos comprar o que quisermos (ou pudermos), de quem escolhemos e pelo preço que combinamos (sem grandes formalidades), a Administração Pública (União,…
1
0

A evolução histórica da liberdade sindical

Rafael Saltz Gensas - Mestre em Direito pela UFRGS. De modo a permitir uma melhor compreensão acerca da liberdade sindical, impõe-se um estudo de sua evolução histórica. Desde as origens do movimento…
2
0
Jorge Assis, Advogado
ano passado

O instituto da menagem no Direito Processual Penal Militar

O INSTITUTO DA MENAGEM NO DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Jorge Cesar de Assis [1] APRESENTAÇÃO AO TEMA Nos termos do art. 263, do Código de Processo Penal Militar, a menagem poderá ser concedida…
1
0