Artigo 5 do Decreto Lei nº 200 de 25 de Fevereiro de 1967

Decreto Lei nº 200 de 25 de Fevereiro de 1967

Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:
I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
(Revogado)
II - Emprêsa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União ou de suas entidades da Administração Indireta, criada por lei para desempenhar atividades de natureza empresarial que o Govêrno seja levado a exercer, por motivos de conveniência ou contingência administrativa, podendo tal entidade revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
(Revogado)
III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para o exercício de atividade de natureza mercantil, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam, em sua maioria, à União ou à entidade da Administração Indireta.
(Revogado)
II - Emprêsa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Govêrno seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. (Redação dada pelo Decreto-Lei nº 900, de 1969)
(Revogado)
III - Sociedade de Economia Mista - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta. (Redação dada pelo Decreto-Lei nº 900, de 1969)
(Revogado)
IV - Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fontes. (Incluído pela Lei nº 7.596, de 1987)
(Revogado)
§ 1º No caso do inciso III, quando a atividade fôr submetida a regime de monopólio estatal, a maioria acionária caberá apenas à União, em caráter permanente.
(Revogado)
§ 2º O Poder Executivo enquadrará as entidades da Administração Indireta existentes nas categorias constantes dêste artigo.
(Revogado)
§ 3º As entidades de que trata o inciso IV deste artigo adquirem personalidade jurídica com a inscrição da escritura pública de sua constituição no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, não se lhes aplicando as demais disposições do Código Civil concernentes às fundações. (Incluído pela Lei nº 7.596, de 1987)
(Revogado)

A incompetência da justiça do trabalho para o julgamento de ações envolvendo empregados públicos de entidades prestadoras de serviço público.

I. Introdução. Vencidos trinta e seis anos desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, ainda não se tem um critério interpretativo uniforme e seguro sobre o que a justiça do trabalho deva ou…
2
1

Empresas de assistência técnica sendo notificadas pelo CREA. Afinal, pode ou não?

INTRODUÇÃO Empresas de assistência técnica estão sendo notificadas e autuadas pelo CREA para que efetuem seu registro e apresentem um responsável técnico, para cada área de atuação. Ao receber a…
1
0
Angela Farias, Bacharel em Direito
há 7 meses

Administração Pública no Brasil – a proposta da nova Reforma Administrativa PEC 32/2020.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFASAM CURSO DE DIREITO ÂNGELA FARIAS DO NASCIMENTO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL – a proposta da nova Reforma Administrativa PEC 32/2020. Goiânia 2023 ANGELA FARIAS DO…
1
0

Empresa Pública

De acordo com a Constituição Federal, uma empresa pública é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, que tem patrimônio próprio. Sendo que sua administração é feita exclusivamente…
1
0

Delegabilidade do poder de polícia à administração pública indireta sob natureza jurídica de direito privado e organização do Estado Brasileiro

"Dedico este trabalho à minha família, em especial à minha avó, ao meu pai, aos meus irmãos, à minha mãe e ao meu tio Cleber.” Agradeço a todos os que ajudaram na elaboração deste trabalho, com…
1
0

Administração Direta e Administração Indireta

A Organização do Estado possui essencialmente uma divisão entre uma administração denominada direta , conjuntamente a uma outra administração intitulada de indireta. Esses termos se entrelaçam às…
2
0
Edson Almeida, Advogado
há 3 anos

Exames de Suficiência

Exames de Suficiência: questões polêmicas dos exames da OAB e do CFC no exercício do trabalho, sistema educacional, julgamento pelo STF do RE nº 603.583-RS, corporativismo profissional e bulling…

Distinção entre Empresa Publica e Sociedade de Economia Mista

3.1 EMPRESAS PÚBLICAS Conforme Odete Medauar (2014, p. 104), muitos elementos da noção de empresa pública se encontram no inciso II do art. 5º do Decreto Lei nº 200/67: A entidade dotada de…
2
0

A Ordem dos Advogados do Brasil não deve prestar contas ao TCU, diz Supremo em decisão, no mínimo, controversa

Esse é um debate polêmico e relativamente antigo. Sabe-se que a OAB tem competência legal para cobrar contribuições, preços de serviços e multas dos seus inscritos (art. 46 , da Lei 8.906 /1994).
2
0

Plano especial de recuperação judicial para microempresas e empresas de pequeno porte

Sumário: 1. Introdução. 2. Histórico da lei falimentar. 3. Pré-disposições à falência e à recuperação judicial. 4. Obrigações exigíveis da recuperação judicial ou na falência. 5. Créditos não…
1
2