Artigo 59 da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;
V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
Art. 59-A. O poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado. (Incluído pela Lei nº 13.234, de 2015)
Parágrafo único. A identificação precoce de alunos com altas habilidades ou superdotação, os critérios e procedimentos para inclusão no cadastro referido no caput deste artigo, as entidades responsáveis pelo cadastramento, os mecanismos de acesso aos dados do cadastro e as políticas de desenvolvimento das potencialidades do alunado de que trata o caput serão definidos em regulamento.
Marisa Ribeiro, Advogado
há 9 meses

O Impacto do Direito da Saúde nos Educandos com TDAH, Dislexia e/ou Outros Transtornos de Aprendizagem: Direito da Saúde e os Alunos Neurodivergentes

RESUMO Os alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia e/ou outro transtorno de aprendizagem não são considerados com deficiência para fins legais. Esses educandos…
2
0

O aluno portador de Transtorno do Espectro Autista e o direito ao professor adjunto ou auxiliar em sala de aula

A Constituição Federal dispõe em seu texto que dentre os direitos fundamentais previstos encontra-se o direito à educação: “Art. 6º São direitos sociais a educação , a saúde, a alimentação, o…
1
0

Direito a proteção jurídica e políticas públicas para portadores de transtorno do espectro autista - TEA

DIREITO A PROTEÇÃO JURÍDICA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PORTADORES DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA Joice Gomes Prando Paula da Silva Carneiro Maria Celestiana dos Reis Macedo RESUMO Este terá…
4
0
Sarah Machado, Bacharel em Direito
ano passado

A Inserção da Constituição Federal na Educação Básica do Brasil

A INSERÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Direito do Centro Universitário Filadélfia - UniFil, como requisito parcial à…
11
7
Camila Moreira, Pedagogo
há 2 anos

Diferença entre os cargos de “tradutor de intérprete de libras” e “professor de atendimento educacional especializado (AEE)"

Para iniciarmos as orientações dos termos que dão título, faz-se necessário abordarmos as questões conceituais envolvendo a demanda, desta forma, listamos abaixo a referência para cada cargo citado.
1
0
Claudia Hakim, Advogado
há 3 anos

Direitos das pessoas com autismo ( TEA/ Autista)

Os direitos das pessoas com TEA estão na Lei Berenice Piana, no Estatuto da Pessoa com Deficiência, nos artigos 4, 58 e 59 da LDB e no Estatuto da Criança e do Adolescente e, desde 2012 existe a…
2
1

Portador de Transtorno do Espectro Autista tem direito a professor especializado.

O Estado de São Paulo foi condenado a manter professor especializado em sala de aula para acompanhamento constante de Portador de Transtorno do Espectro Autista. De acordo com o Juiz Claudio do Prado…
2
0

Do direito ao professor auxiliar para o portador de Transtorno de Espectro Autista

Resumo O acesso à educação é direito social fundamental disciplinado pela Constituição Federal 1988, sendo dever do Estado em provê-lo. Apesar de o autista possuir diversas restrições em decorrência…
28
5

O direito ao segundo professor para os alunos com deficiência

De acordo com a lei n. 13.146 /15, o termo “deficiência” consiste em “uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais…
0
2
William Lima, Bacharel em Direito
há 4 anos

A Inclusão de deficientes no Ensino Superior do Brasil - Uma Perspectiva Constitucional

William Alves Lima dos Santos [1] Resumo Em consonância com os hodiernos debates sobre a acessibilidade de parcelas hipossuficientes da sociedade ás instituições de ensino superior, mais…
3
0