Artigo 12 do Decreto nº 3.048 de 06 de Maio de 1999

RPS - Decreto nº 3.048 de 06 de Maio de 1999

Aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências.
Art. 12. Consideram-se:
I - empresa - a firma individual ou a sociedade que assume o risco de atividade econômica urbana ou rural, com fins lucrativos ou não, bem como os órgãos e as entidades da administração pública direta, indireta e fundacional; e
II - empregador doméstico - aquele que admite a seu serviço, mediante remuneração, sem finalidade lucrativa, empregado doméstico.
Parágrafo único. Consideram-se empresa, para os efeitos deste Regulamento:
(Revogado)
Parágrafo único. Equiparam-se a empresa, para os efeitos deste Regulamento: (Redação dada pelo Decreto nº 3.265, de 1999)
I - o trabalhador autônomo ou a este equiparado, em relação a segurado que lhe presta serviço;
(Revogado)
I - o contribuinte individual, em relação a segurado que lhe presta serviço; (Redação dada pelo Decreto nº 3.265, de 1999)
II - a cooperativa, a associação ou a entidade de qualquer natureza ou finalidade, inclusive a missão diplomática e a repartição consular de carreiras estrangeiras;
III - o operador portuário e o órgão gestor de mão-de-obra de que trata a Lei nº 8.630, de 1993 ; e
(Revogado)
III - o operador portuário e o órgão gestor de mão de obra de que trata a Lei nº 12.815, de 2013; e (Redação dada pelo Decreto nº 10.410, de 2020).
IV - o proprietário ou dono de obra de construção civil, quando pessoa física, em relação a segurado que lhe presta serviço.
Alessandra Strazzi, Advogado
há 10 meses

Tempo de Serviço Militar no INSS: Supere os Desafios e Garanta o Direito dos Seus Clientes!

Descubra se o tempo de serviço militar conta para aposentadoria, quais os requisitos e como é o procedimento para averbação. E se você gostar desse artigo, que tal me seguir aqui no Jusbrasil ?…
23
1
Ian  Varella, Advogado
há 3 anos

Qual é a diferença entre o segurado facultativo e o obrigatório?

Existem duas espécies de segurados que podem contribuir para o INSS e, nesse artigo, vamos tratar sobre o conceito de segurado facultativo e o obrigatório . Muitas pessoas possuem as seguintes…
20
0
Lauber Vinícus, Advogado
há 4 anos

O Conceito previdenciário de empresa.

Nas legislações, é possível constatarmos diversos artigos que tem como pretensão positivar um conceito de empregador (aqui, incluso o doméstico). Como não é diferente, o Direito previdenciário também…
2
0

Instrução Normativa INSS/PRES Nº 77, de 21 de Janeiro de 2015 - DOU de 22/01/2015 - Alterada

Estabelece rotinas para agilizar e uniformizar o reconhecimento de direitos dos segurados e beneficiários da Previdência Social, com observância dos princípios estabelecidos no art. 37 da…
15
0