Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024

Adicional Noturno

O que você precisa saber.

Publicado por Keythlyn Lima
ano passado

 Trabalhador urbano que presta serviço entre as 22:00 (vinte e duas) horas até as 05:00 (cinco) horas do dia subsequente, se enquadra no trabalhador noturno, tendo direito de um adicional mínimo de 20% (vinte porcento) sobre o valor da hora trabalhada no período diurno, qual seja, a jornada que ocorra das 06:00 (seis) horas até as 21 (vinte uma) hora e 59 (cinquenta e nove) minutos do dia seguinte, esse adicional é devido também para aqueles que trabalham no regime de revezamento conforme o entendimento do Superior Tribunal Federal (STF) dispõe súmula 213, o direito deste adicional está previsto na Constituição Federal de 1988 em seu artigo , inciso IX que dispõe: "remuneração do trabalho noturno superior ao diurno".

 Quando ocorre a transferência de horário na prestação de serviço, o trabalhador que trabalhava no turno noturno sendo transferido para o horário diurno perde o direito do pagamento do adicional noturno, pois aqui não se trata de direito adquirido. Mas quando ocorrer de se realizar a prestação de serviço em horários mistos, ou seja, uma parte no diurno e outra no noturno, o período trabalhado no noturno deve ser remunerado com o respectivo adicional.

 A hora de trabalho é computada com os 60 (sessenta) minutos, no entanto quando trabalhado das 22:oo (vinte e duas horas) do dia até as 05:00 (cinco) horas do dia seguinte, dentro do horário noturno para as regras da lei trabalhista a contagem da hora é reduzida, sendo contabilizada em 52:30 (cinquenta e dois minutos e trinta segundos). Isso ocorre por ser um trabalho considerado mais penoso ao trabalhador, fazendo com que gere uma redução na qualidade de vida.


  • Sobre o autorAdvogada atuante com ênfase no direito de família e sucessões
  • Publicações3
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações17
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/adicional-noturno/1775693051

Informações relacionadas

Robson Pontes Jr., Advogado
Modeloshá 2 anos

Contestação trabalhista - dano moral, verbas indevidas

Aderson Rodrigues Pessoa Junior, Advogado
Artigoshá 9 anos

Calculando Horas Noturnas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)