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17 de Junho de 2024

Banco cobrando tarifas por serviços essenciais: quais os seus direitos?​​

Os bancos são obrigados a oferecer aos clientes uma Conta de Serviços Essenciais, na qual a cobrança de taxas de manutenção é proibida. Nesse tipo de conta o correntista não paga tarifas se optar apenas por serviços básicos. ​O banco não pode criar empecilhos caso o cliente opte por esse tipo de conta. Portanto, o consumidor deve saber seus direitos para

Publicado por Rafael Cavalcanti
há 3 anos

1. Requisitos para a cobrança de tarifas​​

​Os valores das tarifas bancárias são estabelecidos pelas instituições financeiras, porém, a tarifa ou o serviço sempre deve:

  • Ter sido previamente autorizado ou solicitado pelo cliente;
  • ​Ser autorizado legalmente pelo Banco Central do Brasil.

​A informação sobre as tarifas cobradas deve ser divulgada em local visível ao público, nas suas dependências das instituições e em página na internet.

Caso o cliente opte por contratar um pacote de serviços, sempre devem ser informados:

  • O valor individual de cada serviço incluído no pacote;
  • O número de vezes que o cliente pode usar o serviço incluído no pacote;
  • O preço do pacote de serviços.

2. Quais são os serviços essenciais​​

​É obrigatório que o banco disponibilize aos clientes a Conta de Serviços Essenciais, tanto para conta corrente quanto para a conta-poupança.

Os serviços considerados essenciais e gratuitos são:

  • Fornecimento de cartão de débito;
  • 2ª Via de cartão (exceto em caso de roubo, furto, perda ou danificação);
  • Retirada de 2 extratos dos últimos 30 dias por mês;
  • Realização de 4 saques por mês (conta-corrente);
  • ​Realização de 2 saques por mês (conta-poupança);
  • Realização de 2 transferências entre contas do mesmo banco por mês (poupança e conta-corrente);
  • Fornecimento de 10 folhas de cheques por mês;
  • Compensação de cheques;
  • Consultas ilimitadas via internet;
  • Extrato anual de tarifas cobradas (disponibilizado até 28 de fevereiro de cada ano).

3. Seus direitos em caso de cobrança indevida

​Caso o consumidor tenha sofrido cobrança indevida em relação às tarifas bancárias, o primeiro passo é tentar resolver amigavelmente com o banco. Frustrada a tentativa de resolução, o cliente pode procurar a justiça para solucionar a questão;

​O consumidor terá direito a receber em dobro o que pagou injustamente, além de ser possível INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS dependendo dos pormenores do caso.

Conheça seus direitos em caso de cobranças indevidas: rafaelcavalcantips.jusbrasil.com.br/artigos/1233243166/o-banco-esta-realizando-cobrancas-indevidas-saiba-os-seus-direitos

Dúvidas? Comente e saiba mais em: rafaelcavalcantiadv.com/cobran%C3%A7a-por-servi%C3%A7os-essenciais

Atualize-se sobre seus direitos em: instagram.com/drrafaelcavalcanti/

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