Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Como alterar um contrato social?

    No dia a dia do advogado empresarial, uma das grandes dúvidas que ele recebe dos sócios de uma empresa é saber se os sócios dessa empresa podem alterar as cláusulas do contrato social.

    Publicado por Mário Pedrosa
    há 2 anos

    Uma das grandes dúvidas que os sócios de uma empresa possuem é se podem alterar as cláusulas do contrato social.

    Sem dúvidas, é possível alterar os contratos sociais, simplesmente porque as cláusulas postas neles não precisam durar eternamente. Ou seja, o contrato social não é imutável.

    Porém, as mudanças não são fáceis de fazer. O código civil exige quórum diferente em diversas situações.

    E como isso acontece? É o que veremos nos próximos tópicos.

    I. ALTERAÇÃO FEITA EM CLÁUSULAS GERAIS

    O primeiro ponto para analisar se é possível alterar uma cláusula do contrato social é saber se essa modificação se trata de uma cláusula geral.

    As cláusulas gerais dos contratos sociais podem ser encontradas no artigo 997 [1] do código civil. Algumas delas são, por exemplo, denominação, objeto, sede e prazo da sociedade (inciso II) e se os sócios respondem ou não subsidiariamente pelas obrigações sociais. (inciso VIII).

    Nas hipóteses em que a alteração seja sobre alguma situação prevista no artigo 997, a modificação na cláusula só poderá ser efetuada pela aprovação unânime dos sócios.

    É importante que na hora de elaborar o contrato social, o artigo 997 do código civil seja bem analisado, pois, se futuramente houver um conflito entre os sócios e surja necessidade de alterar o contrato social, poderá ser difícil realizar essa alteração, simplesmente por que os sócios estarão em conflito de interesse e as mudanças exigiram aprovação unânime desses sócios.

    Resumindo, na hora que o sócio procura um advogado pra saber se ele pode ou não fazer uma alteração no contrato social, a primeira análise que o advogado deve fazer é se a cláusula que está preste a ser modificada, versa sobre algum dos temas elencados no artigo 997 do código civil. Se os termos das cláusulas estiverem previstos em algum dos incisos desse artigo, a alteração dependerá da aprovação unânime dos sócios.

    II. A ALTERAÇÃO FEITA PELO VOTO DA MAIORIA ABSOLUTA

    Outra hipótese existente é quando a cláusula se referir à matéria que não está prevista no artigo 997. Quando isso acontece, a alteração poderá ser feita pelo voto da maioria absoluta dos sócios, salvo se o contrato prevê a exigência de deliberação unânime.

    É o artigo 999 [2] do código civil que regulamenta essa hipótese.

    Não se pode esquecer que qualquer alteração contratual deverá ser averbada no órgão competente, ou seja, onde foi feito o registro originário da sociedade.

    Por fim, vale ressaltar que é ineficaz, em relação a terceiros, qualquer pacto separado que estipule assunto contrário do disposto no contrato social.

    Alterar um contrato social é possível.

    A grande questão no momento de realizar a alteração é que o advogado se atente em analisar os termos da cláusula, onde saberá se essa alteração necessitará do voto unânime dos sócios ou poderá ser feita pelo voto da maioria absoluta.

    É muito importante que o advogado conheça bem os incisos do artigo 997 do código civil, pois, assim, ele poderá assessorar de forma plena e segura o seu cliente.


    [1] Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará:

    I - nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;

    II - denominação, objeto, sede e prazo da sociedade;

    III - capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens, suscetíveis de avaliação pecuniária;

    IV - a quota de cada sócio no capital social, e o modo de realizá-la;

    V - as prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviços;

    VI - as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;

    VII - a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;

    VIII - se os sócios respondem, ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.

    Parágrafo único. É ineficaz em relação a terceiros qualquer pacto separado, contrário ao disposto no instrumento do contrato.

    [2] Art. 999. As modificações do contrato social, que tenham por objeto matéria indicada no art. 997, dependem do consentimento de todos os sócios; as demais podem ser decididas por maioria absoluta de votos, se o contrato não determinar a necessidade de deliberação unânime.

    Parágrafo único. Qualquer modificação do contrato social será averbada, cumprindo-se as formalidades previstas no artigo antecedente.

    • Sobre o autorProblema no imóvel? Te ajudo a regularizar
    • Publicações58
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoArtigo
    • Visualizações317
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/como-alterar-um-contrato-social/1398138169

    Informações relacionadas

    Lucianne Bernardino Cardoso, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Alterações no Contrato Social: Saiba como fazer e entenda as principais implicações

    Marcelo Silva Advocacia, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Penhora de quotas na sociedade limitada por dívida pessoal do sócio

    Giovani Leite Neves de Souza, Assistente Administrativo
    Artigosano passado

    O abuso de direito de voto por parte dos acionistas minoritários: uma análise acerca da atual situação das sociedades anônimas

    ContratoRecurso Blog, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo De Instrumento Particular De Retificação E Ratificação De Contrato Social

    Artigoshá 2 anos

    O Contrato de Trespasse e Seus Efeitos Legais no Estabelecimento Empresarial

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)