Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2024

Dispensa do Habite-se

lei n° 13.865/2019

Publicado por Ubirajara Guimarães
há 5 anos

A lei nº 13.865/2019, publicada no DOU em 09/08/2019, inseriu o art. 247-A na lei nº 6.015/73 (Lei de Registros Publicos) com intuito de “facilitar” a averbação de construção junto a matrícula do bem imóvel.

Sendo assim foram estabelecidos critérios para a dispensa do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO) – “Habite-se” – sejam eles: 1) Construção residencial urbana unifamiliar; 2) De um só pavimento; 3) Finalizada há mais de 5 (cinco) anos; 4) Localizada em área ocupada predominantemente por população de baixa renda.

Além disso, a dispensa do “Habite-se” se presta, inclusive, para o fim de registro ou averbação decorrente de financiamento à moradia.

Por outro lado, é imperioso destacar que o legislador constituinte no art. 30, VIII da CF/88, atribuiu competência constitucional para que os municípios promovam o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.

Vale dizer, que o parcelamento e ocupação do solo tem impacto direto no meio ambiente urbano, e que o planejamento é o instrumento que tem da difícil missão de reduzir o caos urbano.

Na prática, o Poder Público avalizou uma “facilidade” que pode comprometer a segurança das pessoas. Fato é que, a formalidade do Habite-se tem o propósito de verificar se existe adequação entre o projeto aprovado, de acordo com as normas técnicas de segurança e ordenamento e uso de solo, e a construção que foi incorporada ao solo.

Além disso, na hipótese de dispensa de habite-se para averbação da construção, os agentes financeiros deverão se certificar da solidez e segurança da obra para que seja gravada a garantia real hipotecária ou fiduciária, tendo em vista o risco da perda do objeto da garantia.

Ubirajara Guimarães (@ugprofessor)

Veja mais em www.ubirajaraguimaraes.com.br

  • Publicações29
  • Seguidores62
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações218
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/dispensa-do-habite-se/743987212

Informações relacionadas

Shana Santos, Advogado
Artigoshá 5 anos

Lei n. 13.865/19 - Dispensa de "Habite-se" em determinados casos e a facilitação na regularização de imóveis

Fellipe Duarte, Advogado
Artigoshá 5 anos

O que mudou com a lei que dispensa o habite-se?

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Artigoshá 6 anos

Imóvel sem habite-se: o que fazer?

Higino Ormonde, Advogado
Artigoshá 5 anos

Dicas de como Regularizar um Imóvel já construído

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente abordagem do tema. Parabéns!

Também atuo na área do direito imobiliário e fico contente em ler artigos tão bem escritos.

É o nosso dever disseminar conhecimento, não é mesmo? continuar lendo