Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

ICMS na conta de luz: veja se vale a pena pedir restituição

Publicado por Jhonatas Nascimento
há 2 anos

Entender a fatura de energia eltrica e os clculos de consumo um desafio aos consumidores saiba como calculado o ICMS com a planilha do Idec

PIS, Cofins, CIP...São muitos os tributos e encargos que aparecem de forma técnica e confusa na conta de luz dos brasileiros, sem vir acompanhada de qualquer explicação.

Um dos tributos que gera mais dúvidas entre os consumidores é o ICMS, um imposto estadual cobrado sobre tudo aquilo que é considerado um produto ou serviço, incluindo a energia elétrica.

A alíquota do ICMS na conta de luz de consumidores residenciais (não incluídos na classe baixa renda) pode variar conforme a quantidade de quilowatt-hora (kWh) consumidos, exceto na Bahia e Tocantins, onde são de 27% e 25% respectivamente para todos os consumidores.

Onde está o problema?

A confusão no cálculo de consumo na sua fatura elétrica acontece porque governo e concessionárias informam que a porcentagem cobrada é menor do que de fato é. Isso porque o imposto é aplicado duas vezes sendo, primeiro, inserido na base de cálculo e depois cobrado sobre essa base. Porém, apenas a segunda cobrança é apontada na fatura.

Por essa razão, vários consumidores em todo o país já acionaram a Justiça contra o governo de seus estados para corrigir a cobrança do ICMS e reaver o valor pago indevidamente.

Imagem ilustrativa conta de luz

A alíquota do ICMS cobrado deve estar disponível de forma destacada na conta de luz da distribuidora, como na imagem acima

Quais os riscos e benefícios de acionar a Justiça para pedir a restituição de ICMS na conta de luz?

Dentre os consumidores que exigiram a restituição da cobrança do ICMS, alguns ganharam e outros perderam a ação na Justiça, pois os tribunais têm entendimentos diferentes a respeito do tema.

Diante da polêmica, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu em dezembro de 2017 todos os processos em andamento sobre a questão (recurso repetitivo, tema n. 986, relator Herman Benjamin). Isso não tira o direito do consumidor de entrar com uma ação judicial. Mas deve-se estar ciente da espera pelo fim da suspensão do STJ e do perigo de perder o processo, tendo de pagar os custos disso.

Para além desses riscos, o consumidor precisa avaliar se vale a pena entrar com a ação a partir dos valores das faturas dos últimos cinco anos. Isso porque a restituição é diretamente proporcional ao consumo, e costuma ser mais vantajosa para quem utiliza mais energia.

O que fazer no caso da perda de comprovante de pagamento?

Se você perdeu algum comprovante de pagamento dos últimos 5 anos, você pode solicitá-lo à distribuidora de energia elétrica para receber a segunda via das faturas.

Nesse caso, será necessário desembolsar um valor junto à distribuidora, de cerca de três reais por fatura. Por isso, faça seus cálculos e avalie se a demanda judicial compensa financeiramente para você.

VEJA TAMBÉM:

Restituição de ICMS na Fatura de Energia Elétrica - Material p/ Advogados e Consumidores - Atualizado 2021



  • Publicações294
  • Seguidores54
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações426
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/icms-na-conta-de-luz-veja-se-vale-a-pena-pedir-restituicao/1347921278

Informações relacionadas

Adriano Iurconvite, Advogado
Artigoshá 11 anos

O princípio da anterioridade tributária como norma de direito fundamental

Como pedir restituição de ICMS na conta de luz?

Direito para A Vida, Jornalista
Modeloshá 2 anos

[Modelo Inicial] Restituição do ICMS na conta de energia elétrica

Rafael da Silva Aires, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Acordo Extrajudicial

Direito para A Vida, Jornalista
Artigoshá 2 anos

Como receber 60 meses de ICMS pago indevidamente da conta de luz - 2023

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)