Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Passe na OAB estudando Apenas 2h

Guia prático para passar na OAB estudando apenas 1 mês e menos de 2 horas por dia.

Publicado por Gerson Aragão
há 9 anos

Passe na OAB estudando Apenas 2h

Neste guia você aprenderá a passar na OAB estudando apenas 1 mês e menos de 2 horas por dia.

A intenção é te mostrar como estudar para a primeira fase da prova. Os passos foram feitos para quem tem pouco tempo de estudar, por isso o planejamento é focado para quem dispõe de menos de duas horas por dia, com dicas fáceis para aplicar se você seguir o passo a passo que ensino no texto.

Por isso, o objetivo com aqui é que o candidato acerte 40 das 80 questões. A seguir apresento seis passos para você conseguir atingir esse objetivo.

1º PASSO: Imprimir seis provas anteriores (1 hora)

Uma das primeiras tarefas que você deve executar é imprimir seis provas anteriores para fazer uma análise das questões. Ficará mais fácil perceber quais assuntos podem se repetir e ver qual tema é mais difícil para você e depois disso concentrar mais os estudos nessa área que necessita de mais atenção.

Serão cerca de 480 questões a serem analisadas e com uma hora bem aproveitada é possível ler todas as questões, fazer um comparativo das provas e se preparar melhor até na hora de estudar.

2º PASSO: Ler todas as questões e verificar pelo gabarito os itens corretos (8 horas)

Esse exercício vai te ajudar a perceber quais questões se parecem, que assunto é mais solicitado nas provas e, ao mesmo tempo, conferindo o gabarito, saber quais são as respostas corretas para todas as perguntas.

Assim ficará mais fácil compreender os temas das questões, já que com a resposta fica mais facilitado o estudo.

Para isso, o ideal é dedicar um minuto para cada questão, o que vai totalizar oito horas.

3º PASSO: Selecionar os assuntos mais cobrados de cada matéria, mais fáceis e menores (6 horas)

Para facilitar ainda mais o estudo e ter mais rendimento, o ideal é sempre separar o que é mais importante.

No caso de estudar para a prova, vale a mesma regra. Separar quais são os assuntos mais cobrados de cada matéria é uma dica. Assim na hora de estudar você se concentrará no que realmente precisa.

Como você estará estudando o que é mais cobrado, as chances de acertar na hora da prova são bem maiores.

Tente também selecionar os assuntos que sejam mais fáceis, o que facilita a compreensão, e menores, tornando possível estudar mais em menos tempo.

4º PASSO: Ler a legislação, sinopses e súmulas de 50 principais assuntos selecionados (37,5 horas)

Uma dica indispensável para quem está estudando é ler as legislações, sinopses e súmulas de 50 principais assuntos selecionados. Isso vai levar um tempo um pouco maior, mas te deixará mais capacitado para fazer a prova. Se você tiver domínio, por exemplo, de poder constituinte e defeitos do negócio jurídico, vai facilitar para resolver algumas questões que terão na prova. Claro que é impossível ler tudo, por isso a dica é ler dos 50 principais assuntos que forem selecionados.

5º PASSO: Resolver as três provas mais recentes com a seguinte técnica: 3 horas para cada prova (9 horas)

Uma dica que sempre auxilia quem estuda é tentar fazer provas que já foram feitas, não apenas para saber os assuntos que podem cair na prova, mas também para fazer uma espécie de teste.

Então para se aprimorar ainda mais nos estudos, faça as três provas mais recentes, deixando tempo de três horas para cada prova. Algumas dicas:

  • Comece resolvendo as questões mais fáceis. Para ter certeza que está produtivo nos estudos, você deve conseguir resolver 20 questões e acertar em torno de 18.
  • Na hora de resolver as questões, elimine os itens que estão incorretos e deixe apenas dois para escolher. Depois disso, siga a sua intuição para escolher. Pense: “quais letras intuitivamente você marcaria?” Assim a sua chance de acerto será de mais de 50%, de acordo com o seu conhecimento residual. Para quem não sabe, conhecimento residual é quando olhamos para as questões e temos algumas informações em nossa mente. Ao ver uma questão e não fazer ideia da resposta, sempre virá na mente um certo e um errado. Não é questão apenas de sorte e não te fará acertar tudo, mas estatisticamente sua chance de acerto será de mais de 50%. Nessa fase, você deve ficar em dúvida de 30 e acertar 18 ou mais.
  • As questões mais difíceis você deve chutar todas na letra menos marcada até aquele momento. Para isso, basta contar as letras. Das 30 questões que restam, você conseguirá acertar mais de oito).

No total, será possível acertar 44 questões ou mais, já que há os 10% da margem de erro e você ainda pode ganhar questões anuladas.

6º PASSO: Fazer o mesmo na hora da prova

Depois de estudar, chegará a hora de fazer a prova. Você não precisa ficar tão nervoso se estudou, ainda mais se seguiu as dicas. E para ter um rendimento ainda melhor, siga as dicas que dei nesse texto para acertar no mínimo 40 questões da prova.

Comece resolvendo as questões mais fáceis, depois elimine os itens que estão incorretos nas outras perguntas e na hora das questões mais difíceis chute todas na letra menos marcada até aquele momento.

Seguindo essas dicas vai ficar fácil acertar o mínimo de questões necessárias.

Conclusão

Com o tempo que será necessário para estudar cada item do passo a passo, com uma estimativa colocada em cada item, serão necessárias 56,5 horas em um mês para estudar.

Isso dá menos do que duas horas por dia, o que significa que é possível para qualquer pessoa seguir esse modelo de estudo.

Se você não dispõe de muito tempo e quer ter mais confiança e certeza de acertar o mínimo de questões quando for a hora de fazer a prova, as dicas que dei acima vão ser fundamentais para você.

O que também merece destaque é que com uma estratégia fica muito mais simples de estudar, e melhor, estudar o necessário.

Não adianta querer estudar muito e ler o tempo todo se o que você estiver estudando não seja exatamente o necessário e o que vai cair na prova.

Com estratégia fica muito mais fácil estudar o que é necessário e não perder muito tempo em temas que podem nem cair na prova. Siga as dicas que dei acima e veja como darão resultados.

Se você quiser o meu Livro Digital completo de Estratégia para Concursos, clique aqui, pois estou disponibilizando ele por completo gratuitamente.

Veja agora 2 histórias de sucesso no Exame da OAB e entenda mais sobre o Método.

https://www.youtube.com/embed/0bie6YgPoi4

https://www.youtube.com/embed/LvAmMWjEjFU

  • Sobre o autorDefensor Público
  • Publicações445
  • Seguidores4807
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações25366
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/passe-na-oab-estudando-apenas-2h/219415994

Informações relacionadas

Sergio Bautzer, Delegado de Polícia
Artigoshá 12 anos

Oab: 10 dicas de estudos para aprovação na 1ª fase

Dr Marcos Fonseca, Advogado
Artigoshá 9 anos

Como estudar para a primeira fase da OAB

DellaCella Souza Advogados, Advogado
Artigoshá 10 anos

As 15 coisas mais cobradas na prova da OAB

Marcell Goulart, Estudante de Direito
Artigoshá 6 anos

crimes contra o ordem tributária - Lei 8137/90

Atualização Direito, Advogado
Artigoshá 6 anos

Matérias que você deve priorizar no exame da OAB

25 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Prezado Gérson, parabéns pelo artigo. Sou professor de curso preparatório e oriento meus alunos de forma parecida. A letra da lei é muito cobrada na 1a fase. Outra dica importante: Há "cascas de banana" lançadas nas questões para fazerem o candidato escorregar. Ou seja, geralmente nas opções a e b, são colocadas opções que parecem fáceis e corretas, o que é feito para confundir o candidato. Nessas horas, lembre-se: Direito só tem uma resposta correta, qual seja, "depende". Matar alguém é crime ? Depende, não é se estiver, por exemplo, em legítima defesa. Assim quando são colocadas respostas absolutas do gênero "matar alguém sempre é crime", desconfie. Desconfie de expressões como sempre, nunca, jamais etc. Direito não é uma ciência de absolutos. Tudo depende ! continuar lendo

Pode ser que ninguém me compreenda mas ainda acho que as prova da OAB atestam a incapacidade dos professores das faculdades de Direito em formar advogados para atuarem na área do Direito.
Seja faculdade ou universidade pública ou privada, nas quais lecionam doutores e mestres durante cinco longos anos, os alunos, após formados, têm que se submeter a cursinhos preparatório para o Exame da Ordem - um terceiro - que avalia não só a capacidade do aluno, mas indiretamente, a competência que os doutores e mestres ttiveram para ministrar seus conhecimentos. continuar lendo

O curso de direito visa formar operadores do direito incluindo neste universo os advogados, mas, não limitada a este profissional.
É um curso universitário, não um curso técnico.
Os cursos preparatórios preparam o aluno para o exame, não para a vida acadêmica, dessa forma, são mais incisivos ao certame não à formação do aluno. continuar lendo

Para segunda fase, algo que é muito interesse é iniciar um estágio num escritório de advocacia, com antecedência de uns dois ou três semestres, para ir pegando a prática do peticionamento (algumas formalidades essenciais). Para aqueles que não dispõem de tempo, pode procurar um advogado e se oferecer para elaborar petições para o profissional (nem que seja de graça), isso ajuda bastante. continuar lendo

Excelente. E o que é mais importante Gerson, não dá para não estudar. Apenas precisa se ter foco. Costumo dizer aos meus alunos que o foco está na disciplina escolhida para a 2ª fase, ou seja, se você escolheu, p.ex., Penal, haverá disciplinas na 1ª fase que seu direcionamento deverá ser menor que em outros.
Parabéns pelo artigo e pela difusão do livro. Conhecimento passado em frente vira possibilidade. continuar lendo