Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024

Responsabilidade das Redes Sociais perante os usuários que têm seu perfil invadido por terceiros.

Entenda se as redes sociais possuem alguma responsabilidade perante contas invadidas por hackers e o que pode ser feito nestes casos.

há 2 meses

 No dia a dia é comum relatos de usuários das mais diversas redes sociais que têm suas contas indevidamente acessadas por terceiros que mudam a senha e o e-mail de recuperação do perfil. Empresas e particulares, nenhum perfil está totalmente seguro de uma possível invasão.

 De acordo com dados da Serasa Experian, no ano de 2021 as tentativas de fraudes no país somaram mais de 4 milhões de casos, uma alta de 16,8% em relação ao ano anterior, isso quer dizer que a cada 7 segundos, há uma tentativa de fraude no Brasil¹.

 No caso dos particulares, há um enorme sentimento de frustração ao perder o acesso à conta que, muitas vezes, possui o registro de boa parte da vida da vítima, portanto, de enorme valor sentimental.

 Já para as empresas, é um enorme prejuízo a perda do perfil pois é um meio de propaganda do negócio, além de ser uma forma de contato com seus clientes.

 E ainda tem o específico caso dos influenciadores digitais que utilizam o perfil para postarem sobre suas rotinas e também para divulgarem parcerias e patrocínios.

 Para piorar a situação, os invasores costumam utilizar o perfil da pessoa para tentar aplicar golpes em seus seguidores.

 Quem nunca viu aquele perfil que, certo dia, começou a vender produtos por preços muito inferiores ao de mercado? Ou aquele perfil que começa a dar dicas de "investimentos milagrosos”?

 Essa situação é extremamente mais delicada, pois está em risco a honra e dignidade da vítima que teve seu perfil invadido. Ora, eventualmente seus seguidores podem cair no golpe e, de início irão responsabilizar o dono do perfil.

 Em desespero, as pessoas costumam não saber o que fazer para solucionar o problema e acabam tomando uma atitude não recomendada:

 Pedem para todos denunciarem a conta até ela ser excluída pela rede social.

 Esse resultado pode até parecer bom, mas o problema é que se a pessoa tinha a intenção de reaver o perfil, com todas as informações anteriores, não será mais possível.

 A partir do momento que a rede social faz a exclusão de um perfil, as informações nele contidas são apagadas permanentemente.

E então, o que fazer?

 Inicialmente, a vítima deve tentar todos os meios que as próprias redes sociais indicam para esses casos. Em regra, as redes sociais dedicam páginas exclusivas para orientar o usuário no passo a passo para reaver sua conta.

 Porém, pode acontecer de essa orientação não ser suficiente.

 Nesses casos, o melhor a se fazer é, com a ajuda de um Advogado, procurar a assistência do Judiciário!

 Os Tribunais brasileiros, acertadamente, vêm decidindo que a relação entre as redes sociais e seus usuários são uma espécie de relação de consumo, portanto, incidindo todas as normas protecionistas do Código de Defesa do Consumidor.

 O art. 14 do Código de Defesa do Consumidor diz que:

“O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

 Portanto, as redes sociais, consideradas fornecedoras de serviços, são responsáveis independentemente de culpa, pelas falhas na prestação do serviço. Ter o perfil invadido por terceiros é considerado uma falha na prestação do serviço, mais especificamente, uma falha de segurança, gerando, então, o dever de indenizar o usuário, além, é claro, do dever de reestabelecer seu acesso.


 Se este texto te ajudou, não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

Escrito por:

Gabriel Alexandre de Carvalho

Advogado - OAB/SP 503.027

http://advcarvalhoecarvalho.com.br/


Fonte:

¹ https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2022/03/09/golpes-em-redes-sociais-crescem-no-brasil-veja-como-nao-cair.ghtml

  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/responsabilidade-das-redes-sociais-perante-os-usuarios-que-tem-seu-perfil-invadido-por-terceiros/2275673670

Informações relacionadas

David Júnior, Advogado
Artigoshá 9 meses

A Invasão de Redes Sociais e o Desafio da Recuperação: Quando a Ação Judicial se Torna Necessária

Rafael Mello, Advogado
Artigoshá 2 meses

Desvendando os Mitos e Verdades sobre os Direitos da Pessoa com Autismo

Garantindo a Acessibilidade: Direitos e Desafios para Pessoas com Deficiência

Gabriel Alexandre de Carvalho, Advogado
Artigoshá 2 meses

A PEC 45/2023 (PEC das Drogas) e suas implicações jurídicas em eventual aprovação

Rose Glace Girardi, Advogado
Artigoshá 8 meses

Invasão de contas em redes sociais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)