Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Toda Lei é Justa?

Publicado por Alex Ciqueira
há 2 anos

TODA LEI É JUSTA?

O que é legal nem sempre é justo.

Temos uma sensação vaga neste país de que lei e moralidade são uma e a mesma coisa. Que tudo o que viola a lei é imoral e tudo que é imoral é uma violação da lei.

Desculpe, não funciona assim.

A lei e a moralidade às vezes se sobrepõem, mas principalmente, a lei é um conjunto arbitrário de regras que tenta, embora de maneira imperfeita e até nobre, dar sentido ao comportamento humano. A lei é tudo o que é afirmado com ousadia e sustentado por escrito.

Existe uma velha premissa: MUITAS LEIS, POUCA JUSTIÇA. E é exatamente o que se observa em nosso país.

Gostamos de pensar que a lei fornece alguma medida de justiça, e às vezes até o faz. Mas a justiça é um princípio mais cósmico do que o que a lei abrange. A lei é boa para calcular a penalidade por andar na rua, mas não para julgar cada um de nossos merecimentos.

A lei é moldada pela moralidade e pelos princípios dos legisladores, o que já traz uma subjetividade injusta, aliás, qualquer sistema legal discriminatório é injusto. Um sistema legal pode ser um sistema discriminatório em muitos aspectos, mesmo que sua constituição não apoie qualquer discriminação em princípio.

E por fim, nem toda Lei é certa, como muitos querem acreditar, inclusive muitas aberrações do mundo como a escravidão e o holocausto estavam previstas em lei e daí a importância da doutrina que muitas vezes diverge das próprias leis.

Vale lembrar ainda de situações como o movimento americano pelos direitos civis e o apartheid na África do Sul, quando era moral resistir à lei porque a própria lei era injusta.

  • Sobre o autorAdvogado Criminalista
  • Publicações21
  • Seguidores46
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoArtigo
  • Visualizações404
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/toda-lei-e-justa/1342860217

Informações relacionadas

Joice Lima, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Leis injustas e a obrigação de obedecer ao Direito segundo John Finnis

Renata Patrícia, Advogado
Artigoshá 4 anos

Concepção de Justiça

Roberta Lacerda, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Introdução ao Estudo do Direito

Renan Macedo Vilela Gomes, Advogado
Artigoshá 4 meses

Lei e Justiça: Uma Análise Filosófica das Diferenças e Interconexões

Doglas A. Silva, Advogado
Artigoshá 10 anos

Direito X Justiça

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Lei é imposição do Estado, o cumprimento é legal, o que não significa justo. Exemplos? O mesmo crime, dependendo da idade tem pena diferente, afinal, o menor de idade não tem a menor ideia que matar ou estuprar é errado, mas dá noite para o dia quando completa 18 anos, fez o download da consciência e aí a coisa fica diferente e deve ser punido com uma pena maior; Ou então o homicídio, quando a mulher mata o marido é grave, mas quando o homem mata a mulher é ainda mais grave, tanto que existe uma pena maior; Ou a lei que obriga o INSS (umas instituição financeiramente falida e que precisa de dinheiro do imposto) a pagar benefícios para a família do marginal, por ser uma instituição falida, significa que a vítima indeniza o agressor... continuar lendo

Exato, leis e justiça são coisas diferentes mesmo. Dificilmente se faz justiça. Obrigado pelo comentário. continuar lendo

Boa reflexão. continuar lendo

Obrigado pela leitura e comentário! continuar lendo

A lei é eficiente para situações que não envolva dinheiro,como exemplo eu dou o cidadão comum que devendo tributos ao governo é obrigado a pagar ou será punido,ao contrário dos governantes que tem as brechas nas leis da constituição para se favorecerem. continuar lendo

Infelizmente acontece. Obrigado pelo comentário! continuar lendo