Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Modelo - Petição Busca de Bens - Bacenjud, Renajud e Infojud

Publicado por Henrique Scremin
há 4 anos
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ...ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE .../....


PLANILHA DE CÁLCULOS TRABALHISTAS

Processo n.º: ...



(EXEQUENTE), devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, que move em face de (EXECUTADO), por seus procuradores que esta subscrevem, vem à presença de Vossa Excelência expender e ao final requerer o que segue:

I – DO PEDIDO DE BACENJUD

Levando-se em consideração o lapso temporal desde o último pedido de consulta pelo sistema BACENJUD, requer novamente a consulta de ativos em nome do Executado.

É válido esclarecer que o pedido de penhora está em consonância com o art. 854 do CPC, vale ressaltar que o pedido de penhora de dinheiro possui preferência, não importando se em espécie, depósito ou aplicado em alguma Instituição Financeira.

Ademais a jurisprudência também classifica a busca pelo sistema BACENJUD como forma de garantia dos princípios constitucionais da duração razoável do processo e da efetividade dos direitos postulados em juízo.

PROCESSO CIVIL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. CPC/2015. EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. BACENJUD. BLOQUEIO DE ATIVOS. POSSIBILIDADE. CITAÇÃO DE TODOS OS DEVEDORES. DESNECESSIDADE. 1.(...) 2. As ferramentas eletrônicas para localizar o devedor e seus bens para futura penhora e/ou restrição de uso, nos limites da legalidade, são medidas de moralização das execuções em geral e atendem aos princípios constitucionais da duração razoável do processo, e da efetividade dos direitos postulados em juízo. 3. Os sistemas BACENJUD, RENAJUD E INFOJUD destinam-se "a adequar o Poder Judiciário à realidade do processo de informatização, aumentando a efetividade das execuções e contribuindo de maneira mais célere para a localização de bens dos executados" (REsp 1.347.222, Terceira Turma, Rel. Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, julg. 25/8/2015). 4. Não se justifica negar acesso ao sistema BACENJUD, pena de afronta aos princípios da economia processual e da duração razoável do processo. Precedentes. 5. É possível a penhora online através do sistema BACENJUD, sem o exaurimento de medidas menos gravosas, visto que o dinheiro em espécie é equiparado a depósito ou aplicação em instituição financeira, considerados bens preferenciais na ordem da penhora, nos termos do art. 835, I, e 854, do CPC/2015. Precedentes. 6. A ausência de citação de dois dos três co-devedores solidários não inviabiliza, por outro lado, o prosseguimento da execução extrajudicial em relação ao avalista, já citado. O credor tem direito de cobrar a totalidade da dívida de um, alguns ou todos os devedores passivos da obrigação de pagar, a teor do art. 275 do C. Civil. Não é indispensável a integração do polo passivo por todos os sujeitos. Precedentes. 7. Agravo de instrumento provido. (TRF2, Agravo de Instrumento XXXXX-77.2017.4.02.0000, Relator (a):NIZETE LOBATO CARMO, 6ª TURMA ESPECIALIZADA, Julgado em: 30/03/2017, Disponibilizado em: 03/04/2017) (GRIFO NOSSO)

Diante disso, requer seja realizada a busca por valores em nome do Executado e da Empresa, pelo sistema BACENJUD, conforme art. 854 do CPC.

II – DO PEDIDO DE RENAJUD

Restando infrutífero o pedido acima, requer o bloqueio de bens do Executado através do sistema RENAJUD, com o fulcro no art. 6º do Regulamento RENAJUD, que assim dispõe:

Art. 6º O sistema RENAJUD versão 1.0 permite o envio de ordens judiciais eletrônicas de restrição de transferência, de licenciamento e de circulação, bem como a averbação de registro de penhora de veículos automotores cadastrados na Base Índice Nacional (BIN) do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM.

Ademais, o art. 7º do mesmo instrumento regulamenta que a restrição junto ao registro do sistema RENAJUD, impede a mudança de propriedade dos veículos senão vejamos:

Art. 7º A restrição de transferência impede o registro da mudança da propriedade do veículo no sistema RENAVAM.

Diante do exposto, requer seja efetuada a pesquisa de veículos em nome do Executado, sendo realizada desde já a efetiva restrição dos veículos localizados.

III – DO PEDIDO DE INFOJUD

Restando infrutíferas as tentativas acima requer a pesquisa através do sistema INFOJUD, sendo utilizado independentemente de comprovação de utilização de todos os meios necessários para obter informações, conforme jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça:

SISTEMAS BACEN-JUD, RENAJUD OU INFOJUD. ESGOTAMENTO DE DILIGÊNCIAS. DESNECESSIDADE. RECURSO ESPECIAL PROVIDO. 1. A jurisprudência do STJ é no sentido de que a utilização dos sistemas BACEN-JUD, RENAJUD ou INFOJUD não estaria condicionada ao esgotamento de diligências. 2. Sendo assim, o Tribunal a quo, ao concluir pelo esgotamento de diligências para a utilização do sistema INFOJUD, decidiu em confronto com a jurisprudência desta Corte. Nesse sentido: AgRg no REsp 1.322.436, Rel. Ministra Assusete Magalhães, DJe 17/8/2015; REsp 1.522.644, Rel. Ministro Humberto Martins, DJe 1º/7/2015; AgRg no REsp 1.522.840; Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, DJe 10/6/2015; REsp 1.522.678, Rel. Ministro Herman Benjamin, DJe 18/5/2015. 3. Recurso especial a que se dá provimento.

Verificado que é dispensável o prévio esgotamento de diligências para fins de utilização do sistema INFOJUD, conforme já informado acima, requer a utilização do referido em nome do Executado, afim de localizar bens passíveis de penhora.

IV – DA ATUALIZAÇÃO DOS VALORES

Por fim, apresenta-se os cálculos atualizados dos débitos da executada que deverão servir de parâmetro para eventuais bloqueios e penhoras de bens em nome do executado.

Desta forma, requer sejam considerados corretos os cálculos apresentados em anexo, para o fim de efetuar a busca de bens e valores que satisfaça o crédito do exequente no valor de R$ ... (...).

V – DOS PEDIDOS

Face ao exposto, requer à Vossa Excelência:

a) Seja realizada busca de bens e valores existentes em nome do executado, (INFORMAR NOME DO EXECUTADO), no CPF (...) por meio dos sistemas RENAJUD, BACENJUD e INFOJUD;

b) Sejam considerados corretos os cálculos atualizados apresentados pelo exequente no valor de R$ ... (...).

Nestes Termos,

Pede Deferimento.

LOCAL E DATA.

ADVOGADO - OAB/...

Planilha de Cálculos Trabalhistas

  • Publicações52
  • Seguidores61
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoModelo
  • Visualizações179501
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/modelos-pecas/modelo-peticao-busca-de-bens-bacenjud-renajud-e-infojud/851957898

Informações relacionadas

Adv Márcio Santos, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Petição penhora online via Sisbajud - “teimosinha”

Igor Mohr Casé, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de petição pedido de penhora via convenios Sisbajud, Renajud e Serasajud

Raphael Cajazeira Brum, Advogado
Modeloshá 5 anos

Petição de penhora e localização de bens em execução frustrada

Mariana Oliveira, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo Petição Bloqueio Renajud

Dalisson Miranda, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Pedido de busca no sistema SNIPER, o novo sistema de execuções do CNJ – Conselho Nacional de Justiça.

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fica aqui o meu minha nota de desconforto ao me ser negado acesso aos materiais do jusbrasil, em razão de me exigirem o pagamento pedindo atualização de meus dados bancários atualizado, eu sou assinante fiel do JUSBRASIL, todos os antos pago na integra, porém, eu não posso proceder atualização de meus dados bancários sem saber o que vou pagar e nem tão pouco o que tenho direito a usar, nos os advogados ganhamos nossos honorários em regra tomando por parâmetro para contratar a Tabela de Honorários da OAB, sendo que a referida tabela nos permites contratar honorários para pagamento em três parcelas 1/3 no inicio do trabalho + 1/3 em meados do trabalho e + 1/3 no final do trabalho, ou seja temos regras contratuais, assim peço ao setor de cobrança que antes de bloquear meu acesso ao JUSBRASIL que pelo menos proceda um contato para ver que plano e valor posso ou tenho condições de contratar. Me sinto constrangido diante dessas situações, parace que sou um cliente e usuário do site (caloteiro) o que não é o meu caso. Deixo o numero de meu contato whatssapp telefone (55) 99215-3003 e meu amil profissional advogadopedro66@gmail.com. Obrigado. continuar lendo

Peça muito bem elaborada, completa e sucinta. continuar lendo

Otimo continuar lendo

Excelente continuar lendo