Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    08/08 - CONSUMIDOR - Fornecedores devem informar prazo de validade dos pneus, alerta o MPPR

    O Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, emitiu parecer no qual alerta que os fornecedores de pneus devem informar ao consumidor o prazo de validade desses produtos, que é de cinco anos. A informação quanto ao prazo de validade também deve constar das ofertas e/ou nos anúncios publicitários referentes à mercadoria.

    De acordo com o documento emitido pelo Caop, ao contrário do que acontece com a grande maioria dos produtos perecíveis à venda, que trazem estampado o prazo de validade, os pneus possuem a data de fabricação gravada em sua superfície, em uma sequência de números que identifica a semana e o ano de produção. Essa informação, entretanto, não é facilmente perceptível pelo consumidor, ainda mais tendo em vista que os fabricantes e revendedores não esclarecem o comprador a esse respeito. Tanto os fornecedores quanto as lojas geralmente omitem esse dado.

    Segundo o MPPR, em respeito ao que determina o Código de Defesa do Consumidor, as lojas devem informar, de forma ostensiva, clara e inequívoca, que os pneus possuem vida útil de cinco anos, contados da data de fabricação, bem como que a data está gravada no próprio produto. Quem vende o produto precisa, portanto, também orientar o consumidor sobre como é feita a interpretação dos números representativos da data de fabricação, de forma que o comprador possa avaliar se o produto se encontra dentro de um período razoável de vida útil. Para maior transparência e segurança ao consumidor, essas informações devem constar na nota fiscal.

    O MPPR recomenda ainda no parecer que, nos casos em que o pneu esteja com prazo de validade restante reduzido, o comprador possa negociar abatimento no preço. Já os produtos fabricados há mais de cinco anos não podem ser comercializados.






    Informações para a imprensa com:
    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público do Paraná
    (41) 3250-4249


    08/08/17
    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações375
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/08-08-consumidor-fornecedores-devem-informar-prazo-de-validade-dos-pneus-alerta-o-mppr/485917239

    Informações relacionadas

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Produtos vencidos expostos à venda, por si só, configuram crime contra as relações de consumo?

    Correio Forense
    Notíciashá 10 anos

    Fabricante é condenada por pneu vencido

    AGORA É LEI: PROIBIDA A VENDA CASADA DE RODAS E PNEUS COM OUTROS SERVIÇOS

    COAD
    Notíciashá 10 anos

    Falta de informação sobre prazo de validade de pneu gera indenização após capotamento

    Bruno Ortiz, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Os Direitos do Consumidor na Troca ou Devolução de Produtos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)