Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    2ª Turma do STF confirma tese de que embriaguez ao volante constitui crime

    Publicado por Direito Legal
    há 13 anos

    Expediente

    Colunistas

    Links Úteis

    Politicas de Uso

    Contato

    segunda-feira 03 outubro, 2011 Últimas Notícias> Notícias Comissão recomenda normas contra discriminaçã... Mais comentados:

    economicidade

    - reclamações

    - promotor

    - testamento

    - aposentadoria

    - inquilinato

    - câmera

    - exercicios

    - imposto

    Condomínio: Prazo de prescrição (Dez ou Cinco anos?)

    Perda do Poder Aquisitivo leva Segurados a Renunciar ao Direito de Aposentar

    Livre exercício de atividade econômica, salvo autorização exigida em lei. Art. 170 parágrafo único CF/88

    Mesário Voluntário: vantagens e importância

    Prescrição intercorrente: redirecionamento da execução fiscal para os sócios

    Notícias

    Tribunais Primeira Instância

    Artigos

    Corregedoria

    Política Legal

    CNJ

    Turismo

    Saúde

    Educação

    Home

    Arte & Cultura

    Mundo Política Legal

    Meio Ambiente

    Direitos Humanos

    Cinema

    Legislativo

    Senado

    Jornais

    Eventos

    Cursos e Concursos

    Publicado: quarta-feira 28 setembro, 2011 Notícias | Por direitolegal 2ª Turma do STF confirma tese de que embriaguez ao volante constitui crime Divulgar

    ,300)>)();', '', 'toolbar=yes, location=yes, directories=yes, status=yes, menubar=yes, scrollbars=yes, resizable=yes, top=0px, left=0px');" id="fontLink">

    Tags bafômetro dirigir embriagado embriaguez stf A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, na sessão de hoje (27), o Habeas Corpus (HC) 109269, impetrado pela Defensoria Pública da União em favor de um motorista de Araxá (MG) denunciado por dirigir embriagado. O crime está previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, mas o juiz de primeira instância absolveu o motorista por considerar inconstitucional o dispositivo, alegando que se trata de modalidade de crime que só se consumaria se tivesse havido dano, o que não ocorreu.

    A Defensoria Pública pedia ao STF o restabelecimento desta sentença, sob a alegação de que “o Direito Penal deve atuar somente quando houver ofensa a bem jurídico relevante, não sendo cabível a punição de comportamento que se mostre apenas inadequado”, mas seu pedido foi negado por unanimidade de votos.

    Citando precedente da ministra Ellen Gracie, o relator do habeas corpus, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou ser irrelevante indagar se o comportamento do motorista embriagado atingiu ou não algum bem juridicamente tutelado porque se trata de um crime de perigo abstrato, no qual não importa o resultado.

    “É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo. O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro foi uma opção legislativa legítima que tem como objetivo a proteção da segurança da coletividade”, enfatizou Lewandowski.

    Com a decisão de hoje, a ação penal contra o motorista prosseguirá, nos termos em que decidiu o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), quando acolheu apelação do MInistério Público estadual contra a sentença do juiz de Araxá. De acordo com o artigo 306 do CTB, as penas para quem conduz veículo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a seis, é de detenção (de seis meses a três anos), multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

    Fonte: STF

    Mais: www.direitolegal.org

    input, textarea{> #authorarea{ padding-left: 8px; margin:10px 0; width: 635px; > #authorarea h3{ border-bottom: 1px solid #B0B0B0; color: #333333; font-family: georgia; font-size: 19px; font-weight: normal; line-height: 22px; margin:0 4px 5px; padding-left: 8px;> #authorarea h3 a{text-decoration:none; color:#333; font-weight:bold> #authorarea img{margin:0 5px; float:left; border:1px solid #ddd; width:40px; height:40px;> #authorarea p{color:#333; margin:0> #authorarea p a{color:#333> .authorinfo{ >

    • Sobre o autorRevista forense eletrônica
    • Publicações7438
    • Seguidores3217
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/2-turma-do-stf-confirma-tese-de-que-embriaguez-ao-volante-constitui-crime/2854914

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)