Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    4. Culpa Consciente ou Previsão

    Pedido: desclassificação própria + remessa via RESE

    Publicado por Marinho Advogados
    há 4 anos

    Caio, professor do curso de segurança no trânsito, motorista extremamente qualificado, guiava seu automóvel tendo Madalena, sua namorada, no banco do carona.

    Durante o trajeto, o casal começa a discutir asperamente, o que faz com que Caio empreenda altíssima velocidade ao automóvel.

    Muito assustada, Madalena pede insistentemente para Caio reduzir a marcha do veículo, pois àquela velocidade não seria possível controlar o automóvel.

    Caio, entretanto, respondeu aos pedidos dizendo ser perito em direção e refutando qualquer possibilidade de perder o controle do carro.

    Todavia, o automóvel atinge um buraco e, em razão da velocidade empreendida, acaba se desgovernando, vindo a atropelar três pessoas que estavam na calçada, vitimando-as fatalmente.

    Realizada perícia de local, que constatou o excesso de velocidade, e ouvidos Caio e Madalena, que relataram à autoridade policial o diálogo travado entre o casal, Caio foi denunciado pelo Ministério Público pela prática do crime de homicídio na modalidade de dolo eventual, três vezes em concurso formal.

    Realizada Audiência de Instrução e Julgamento e colhida a prova, o Ministério Público pugnou pela pronúncia de Caio, nos exatos termos da inicial. Na qualidade de advogado de Caio, chamado aos debater orais, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso:

    a) Qual (is) argumento (s) poderia (m) ser deduzidos em favor de seu constituinte?

    A melhor tese defensiva, seria argumentar que no caso o réu agiu com culpa consciente , por que apesar de ter sido possível a ele, antever a ocorrência de um resultado naturalístico, ele sinceramente e equivocadamente, não aceitava o resultado e ainda acreditava que nada poderia acontecer, tendo em vista que ele era perito em direção.

    b) Qual pedido deveria ser realizado?

    O pedido a ser realizado seria pela desclassificação própria, com remessa dos autos paro o órgão com competência originária (aplicação das regras procedimentais da lei 9.503/97 - CTB)

    c) Caso Caio fosse pronunciado, qual recurso poderia ser interposto e a quem a peça de interposição deveria ser dirigida? Neste caso o recurso a ser interposto, seria o recurso em sentido estrito na forma do artigo 581, IV do CPP, e a petição deve ser endereçada ao juiz que prolatou a sentença.

    • Sobre o autorNossa missão é servir de meio para nossos clientes em todas as áreas do Direito
    • Publicações456
    • Seguidores37
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações117
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/4-culpa-consciente-ou-previsao/825724250

    Informações relacionadas

    Marinho Advogados, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Caio e Mada - acidente de trânsito

    Marinho Advogados, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Apelação - Exame 7

    Paulo Ricardo Ludgero, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    ANPP ou Sursis?

    Artigoshá 4 anos

    Algumas diferenças entre ANPP x Transação Penal e Suspensão Condicional do Processo.

    Maria Luiza Camilo Segato, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Recurso em Sentido Estrito

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)