Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

A carona e o direito ao vale-transporte

há 5 anos

Julgadores da 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas mantiveram sentença que condenou empresa a indenizar trabalhador pelo não recebimento do vale-transporte.

Ao recorrer da sentença, o empregador afirmou que o trabalhador pegava carona com terceiros, tanto para ir ao serviço como para retornar.

No entendimento dos magistrados, esse fato apenas reafirma a necessidade de deslocamento ao trabalho por meio de transporte e confirma o direito do autor ao benefício.

A relatora pontuou que a concessão do vale-transporte depende obrigatoriamente da manifestação da vontade do empregado no sentido de querer receber tal direito, conforme determina o artigo do Decreto 95.247/87, mediante solicitação ao empregador.

Acrescentou que, entretanto, em face do “princípio da aptidão para a prova”, segundo o qual essa deve ser produzida por quem tem os meios para fazê-lo, não se pode atribuir ao empregado esse ônus. A juíza convocada ressaltou que é dever do empregador colher do empregado, na admissão, ou em qualquer outro momento na vigência do contrato de trabalho, a declaração sobre a necessidade ou não do uso do transporte público, o que se faz por meio de formulários usualmente utilizados pelas empresas “minimamente organizadas”.

No caso, a empresa não apresentou o documento capaz de demonstrar que o empregado lhe informou que dispensava o vale-transporte. E mais: segundo a julgadora, ao concentrar o recurso na afirmação de que o ex-empregado se deslocava ao trabalho por carona de terceiros, a empresa apenas reafirmou a necessidade de deslocamento por meio de transporte, reforçando ainda mais o direito do trabalhador ao benefício. (PJe: 0010197-22.2017.5.03.0030 (RO))

E aí, o que achou? Deixe seu comentário. Sua opinião é importante.

Siga_Instagram:@fer_nando_magalhaes

Ótimo início de semana!

Fonte: Site de notícias do TRT-3

  • Publicações362
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2253
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-carona-e-o-direito-ao-vale-transporte/773821160

Informações relacionadas

Estevan Facure, Advogado
Artigoshá 8 anos

O que acontece quando eu pego carona para o trabalho e empresto ou vendo meus passes para alguém?

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região TRT-4 - Recurso Ordinário Trabalhista: ROT XXXXX-28.2015.5.04.0731

Danielli Xavier Freitas, Advogado
Notíciashá 10 anos

Quem vai de bicicleta para o trabalho não tem direito a vale-transporte

Vinicius Oliveira, Advogado
Notíciashá 5 anos

Empregada que ia trabalhar de bicicleta não tem direito a vale-transporte.

Wladimir Pereira Toni, Advogado
Artigoshá 4 anos

Vale-transporte não utilizado pode ser descontado?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)