Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

A sua Empresa não devia pagar! "10% Excedente do FGTS"

Ilegalidade do Pagamento dos 10% Excedente do FGTS na Dispensa do Empregado Sem Justa Causa!

Publicado por Ramona Coelho
há 6 anos

O STF reconheceu que os saldos das contas vinculadas do FGTS foram corrigidos a menor à época do Plano Verão (88) e Collor (89); ainda no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso houve extensão automática da correção dos saldos de modo a evitar evitar inúmeras ações judiciais movidas pelos trabalhadores.

O Poder Executivo, com objetivo de viabilizar o pagamento desse enorme passivo, firmou acordo com as centrais sindicais, levando, posteriormente, a aprovação da Lei Complementar nº 110/2001, popularmente conhecida como “multa dos 10% do FGTS”

Essa conjuntura acabou por elevar o percentual a mais de 10% sobre o valor do FGTS, suportado pelos empregadores.

A CEF, no ofício 038/2012, enfatizou que o FGTS estava recomposto, ou seja, o saldo negativo já havia sido equilibrado, e era necessário encerrar a contribuição!

Deste modo, em julho de 2013, o Congresso Nacional aprovou sua extinção por meio do projeto de Lei Complementar nº 200/2012.

Contudo, o projeto foi vetado, sob argumentações de grande impacto orçamentário nas contas do FGTS e grandes prejuízos aos Programa Sociais, como Minha Casa, Minha Vida!

É flagrante a irregularidade de finalidade da contribuição social, já que abarcou outros fins que não o da recomposição das contas do FGTS.

Nesta seara, já existem inúmeras ações judiciais solicitando a suspensão da cobrança indevida desses valores, bem como a restituição dos valores pagos nos últimos 5 anos, com correção da taxa SELIC, inclusive, abrangendo deferimento de liminares para suspensão ou depósito em juízo.

Fontes:

1- CF - Constituição da Republica Federativa do Brasil;

2- CTNCódigo Tributário Nacional;

3- NCPCNovo Código de Processo Civil;

4- https://www.ibijus.com

  • Sobre o autorSócia Proprietária do Saback, Coelho & Associados.
  • Publicações10
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações113
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-sua-empresa-nao-devia-pagar-10-excedente-do-fgts/609588693

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)