Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

A teoria e a prática de quem aplica o Direito Tributário

Publicado por Consultor Jurídico
há 10 anos

O Brasil arrecada como um país desenvolvido, mas tem um sistema tributário com regras, na maioria das vezes, confusas, complexas e desarticuladas, além de numerosas, formando um emaranhado de difícil assimilação pelos contribuintes. O sistema é regressivo, onera mais o consumo e o trabalho do que o capital, e é generoso na adoção de medidas que falseiam as noções de lucros e renda. Se não bastasse a forte incidência de tributos sobre a produção e a circulação de mercadorias e serviços, a prática fiscal é autoritária e viola regras e princípios constitucionais elementares.

Em síntese, é essa visão, nem uma pouco otimista, expressa de forma clara e objetiva em Tributação em Foco: a opinião de quem pensa, faz e aplica o Direito Tributário, lançado no mês passado, por ocasião do 7º Congresso Internacional de Direito Tributário, realizado em Recife. Coordenado por Mary Elbe Queiroz, presidente do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários e do Centro de Estudos Avançados de Direito Tributári...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10995
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações13
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-teoria-e-a-pratica-de-quem-aplica-o-direito-tributario/112112866

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)