Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Abandono de animais nas férias

há 8 anos

Basta aparecer a oportunidade de viajar em um feriado prolongado que alguns “tutores” se esquecem de seus amigos de quatro patas. Embora não tenha estatística, o delegado da Decat (Delegacia Especializada de Repressão de Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), Wilton Vilas Boas de Paula, relata que nas semanas do Natal e Ano Novo e também em janeiro, quando muita gente tira férias, aumenta o número de denúncias de animais deixados sozinhos em casa.

“As pessoas viajam e deixam os animais amarrados, sozinhos. Em qualquer feriado prolongado, geralmente é comum que o número de denúncias aumente”.

Um destes casos é o de uma pit bull que foi resgatada na noite de sábado (2) e levada para a clínica veterinária Petit Bichon. A pessoa que fez o resgate denunciou o ocorrido no Facebook. Os tutores da cadela, chamada Racca, viajaram no Natal, conforme a postagem, e ela ficou presa no terreno de uma residência, no bairro Jardim Atlântico – norte de Campo Grande. A pit bull teria quebrado as duas patas da frente tentando se desprender de uma corrente.

Conforme Jucimara Pereira, veterinária e dona da Petit Bichon, a cadela chegou no pet shop bem debilitada. “Ela estava com muita fome, com diarreia e as patas quebradas. Mas só depois dos exames de sangue e do raio-x que nós iremos saber como ela está”. Os braços da Racca estão fraturados e possivelmente deslocados.

Nas redes sociais, protetores dos animais expressaram a indignação com o caso. O agravante, na semana passada, foi a queima de fogos, que faz com que cães entrem em desespero e tentem fugir de casa.

Cão foi encontrado morto em casa, e vizinhos acham que ele passava fome

Em Três Lagoas – a 334 km de Campo Grande –, um cachorro foi encontrado morto em uma residência, também no fim de semana que passou. Conforme o boletim de ocorrência, vizinhos acionaram a polícia. Os tutores também teriam viajado e deixado o cachorro em estado precário. A tigela de ração estava desprotegida e o alimento molhou, por isso, a hipótese é que o animal tenha morrido de fome.

O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Três Lagoas e será investigado. Segundo a presidente e fundadora da ONG (Organização Não Governamental) Cão Feliz, Kelly Macedo, também é comum, nos feriados e período de férias, que pessoas soltem os animais na rua para não ter de encontrar ou pagar um cuidador para eles quando vão viajar.

“A pessoa pode pedir para alguém cuidar ou levar na viagem. O importante é não abandonar na rua”, sugere. A pena para o crime de maus-tratos está prevista na Lei de Crimes Ambientais e é de três meses a um ano de detenção, além de multa a partir de R$ 500.

Abandono de animais nas frias

Abandono de animais nas frias

Abandono de animais nas frias

Fonte: O Estado

  • Publicações163
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações986
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abandono-de-animais-nas-ferias/293261094

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu sempre pensei no crime que se faz em tirar a liberdade dos pássaros prendendo-os e até em uma gaiola, quando os agravantes são os abandonos e os maus tratos; nossas posturas fazem jus a se cuidar disso. continuar lendo