Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Aborto: Papa Francisco autoriza padres a perdoarem mulheres que praticaram o ato

"Conheço bem as condições que conduziram a (as mulheres, NR) a esta decisão. Sei que é um drama existencial e moral. Encontrei muitas mulheres que levavam em seu coração uma cicatriz por esta escolha sofrida e dolorosa", escreveu o Papa

Publicado por Fátima Burégio
há 9 anos

O Papa Francisco anunciou nesta terça-feira que os padres de todo o mundo poderão conceder, durante o ano do Jubileu, perdão às mulheres que fizeram aborto e aos médicos que realizaram o procedimento, um pecado que considera um drama "injusto" e "uma derrota".

O anúncio foi feito por meio de uma carta ao presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, na qual autoriza todos os padres durante o ano do Jubileu, que começa em dezembro, a absolver as mulheres que se arrependeram do aborto.

"Conheço bem as condições que conduziram a (as mulheres, NR) a esta decisão. Sei que é um drama existencial e moral. Encontrei muitas mulheres que levavam em seu coração uma cicatriz por esta escolha sofrida e dolorosa", escreveu o Papa que nasceu na América Latina, onde o aborto é ilegal em muitos países.

"Alguns vivem o drama do aborto com uma consciência superficial, quase sem perceber o gravíssimo mal que comporta um ato deste tipo. Muitos outros, porém, inclusive vivendo este momento como uma derrota, consideram não ter outro caminho por onde ir" , completa. "O perdão de Deus não pode ser negado a qualquer um que tenha se arrependido", ressalta o pontífice ao anunciar a medida excepcional.

"Eu decidi conceder a todos os padres para o Ano Jubilar (8 de dezembro de 2015 a 1 de setembro de 2016), apesar de qualquer questão contrária, a faculdade de absolver do pecado do aborto aqueles que o tenham praticado e arrependidos de coração pedem por isto o perdão", escreveu Francisco.

"Os padres devem se preparar para esta grande tarefa, sabendo conjugar palavras de genuína acolhida com uma reflexão que ajude a compreender o pecado cometido, e indicar um caminho de conversão verdadeira", explica. Segundo as normas da Igreja, os bispos são os responsáveis por conceder o perdão de acordo com o caso.

Por AFP Agence France-Presse

  • Sobre o autorRecife
  • Publicações605
  • Seguidores254
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações650
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aborto-papa-francisco-autoriza-padres-a-perdoarem-mulheres-que-praticaram-o-ato/226485299

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pecado é transgressão da lei de Deus. Por isso somente e exclusivamente Deus pode perdoar o pecador. De a cordo com a Bíblia seguida pelos cristãos só quem perdoa pecado é DEUS através de seu Filho Jesus.
Perdoar é remir o que pecou de sua falta ou dívida. Pode o homem perdoar pecados?

A Bíblia diz que todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus (Rom 3: 23). Diz ainda que Deus não poupou nem os anjos que pecaram (II Pedro 2:4); se todos pecaram, como pode o pecador perdoar pecados? Você pode perdoar alguém que te prejudicou, que te ofendeu, que te causou males (Efésios 4: 32). Jesus afirma isso em (Mateus 18: 21 e 22) quando disse para perdoar os que nos ofendem (pecam contra nós) até 70 x 7. Isso é perdoar pela culpa pessoal mas o pecado em si, a transgressão dos ensinos divinos só Deus em Cristo pode nos perdoar. Homem nenhum tem poder para perdoar pecados.

Homem ALGUM tem autoridade para perdoar pecados. Todos nós fomos absolvidos dos nossos pecados pela morte de Jesus na Cruz e se pecarmos, e pedirmos perdão, DEUS é fiel e justo para perdoar.

Jesus ensinou a oração do “Pai Nosso” e lá nota-se a pessoa dizendo a Deus: “perdoa nossas dívidas (pecados) como nós perdoamos os nossos devedores”. Fica claro aí que você tem obrigação de perdoar aqueles que te causam males, mas o pecador só é e pode ser perdoado e remido dos pecados por Jesus. Podemos interceder junto a Deus pelo próximo, mas perdoar pecados não! Moisés suplicou pelo povo de Israel dizendo a Deus: “perdoa-lhes os pecados...” (Êxodo 32:32). Estevão suplicou pelos seus algozes (Atos 7: 60). Daniel suplicou pela nação judaica no exílio (Daniel 9: 19), mas para perdoar pecados é só Jesus. (Mateus 9:6) diz: “Para que saibais que o Filho do homem na terra tem poder para perdoar pecados...”. O salmista diz que com Deus está o perdão (Salmos 130: 4). Cristo morreu pelos nossos pecados (I Coríntios 15: 3). João diz: “Mas se nós confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados” (João 1: 8).

Alguém aí empreste uma Bíblia ao nosso amado Papa. continuar lendo

Parabéns ao Francisco.

Durante séculos, vimos homens se achando com a autoridade de apontar os erros dos outros para julga-los e condena-los. E não apenas sob uma visão religiosa, mas uma condenação mais severa, que segrega os ditos pecadores tornando-os inferiores em uma sociedade. Quando eles não deveriam ser inferiores à ninguém.

Pergunto, quem concedeu este poder de julgar, condenar e discriminar? Se alguém puder responder, eu agradeço pq quero amaldiçoar essa pessoa por toda a eternindade, em nome de todos aqueles que sofreram, que ainda sofrem e que ainda vão sofrer por conta desta doutrina de apontar o dedo na cara dos outros para julgar, condenar e discriminar. Essas pessoas, precisam, elas pedem que um pouco de JUSTIÇA, seja feita.

E eu estou disposto a fazer justiça.

Logo, se alguém pode conceder o poder de julgar, condenar e discriminar. Pq não se pode conceder o poder de perdoar e entender? Sendo que a convicções sobre o pecado não serão mudadas. Apenas um perdão, uma NÃO DISCRIMINAÇÃO será aplicada a partir de agora.

Mas duvido que os conservadoristas fervorosos e sua ideologia que beira ao nazismo, consigam entender isso. Para eles, ou vc segue as normas de forma literal ou vc é um condenado.

Gestos como o do Papa são necessários pq é preciso parar com essa desumanidade absurda antes que se extrapole novamente.

Por isso mais uma vez digo. Parabéns Francisco.

Aqui eu, um não cristão que sempre irá lhe respeitar. Vc faz por merecer.

Não sou seguidor de Malafaia. E jamais serei. Minha humanidade não está a venda e não é negociável. continuar lendo