Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Acerto trabalhista recebido antes do casamento não entra em partilha de bens

    Publicado por Correio Forense
    há 11 anos

    A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) reformou sentença da comarca de Anápolis para revogar a determinação de partilha dos créditos que advêm de acertos trabalhistas e negociações anteriores à constituição do matrimônio.

    “Se decorrentes de relação negocial anterior ao matrimônio, os valores se mostram incomunicáveis quando da realização da partilha entre os cônjuges”, ressaltou o relator do processo, desembargador Floriano Gomes.

    Segundo os autos, a sentença decretou o divórcio de Cassiana de Castro Vieira Carvalho e Eduardo César de Carvalho, além da partilha à proporção de 50% para cada cônjuge, inclusive de um crédito que atualmente Eduardo recebe proveniente de um acerto trabalhista e de um empréstimo realizado antes do início da relação conjugal.

    A decisão é do dia 26 de fevereiro, portanto, anterior à aposentadoria do desembargador Floriano Gomes.

    A ementa recebeu a seguinte redação: “Apelação Cível. Ação de Divórcio Litigioso. Partilha dos Bens. Créditos Decorrentes de Negócio Celebrado Antes da Consolidação do Matrimônio. Incomunicabilidade.1. O regime de comunhão parcial, consoante dispõe o art. 1.658 do Código Civil, se caracteriza pela comunicabilidade dos bens que sobrevierem ao casal, na constância do casamento, ressalvadas as situações expressas no aludido diploma legal (art. 1.659, CC), devendo, portanto, serem partilhados na proporção de 50% (cinquenta por cento) em caso de divórcio; 2. Se decorrentes de relação negocial anterior ao matrimônio, os valores se mostram incomunicáveis quando da realização da partilha entre os cônjuges. Apelo conhecido e parcialmente provido. Sentença reformada em parte.” (201091032220) (Texto: MyISAMnne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)

    Fonte: TJGO

    • Publicações23551
    • Seguidores639
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações197
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acerto-trabalhista-recebido-antes-do-casamento-nao-entra-em-partilha-de-bens/214516268

    Informações relacionadas

    Freelancer Jurídico, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    [Modelo] Réplica à Contestação em Ação de Divórcio Litigioso c/c Partilha de Bens com Pedido de Antecipação de Tutela Provisória de Evidência

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - PROCESSO CÍVEL E DO TRABALHO -> Recursos -> Apelação Cível: XXXXX-85.2016.8.09.0051 GOIÂNIA

    Neudeir Amaral, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo - Petição Inicial Ação de indenização por cobrança indevida em conta conjunta de cujos com tutela de urgência

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)