Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo pioneiro define medidas para cadastrar membros de torcidas organizadas

    Um termo de ajustamento de conduta (TAC) pioneiro intermediado pelo Ministério Público de Goiás será celebrado nesta segunda-feira (12/9) definindo medidas para prevenção à violência nos estádios a partir da regularização e do cadastramento das torcidas organizadas. O documento terá a assinatura do ministro dos Esportes, Orlando Silva, que confirmou presença na solenidade marcada para as 18 horas, no edifício-sede do MP-GO. A ideia é que o TAC em Goiás sirva de modelo para uniformizar o cadastramento das torcidas em todo o País.

    Além do MP-GO e o Ministério dos Esportes, o termo de ajustamento de conduta envolve a Polícia Militar, a Federação Goiana de Futebol (FGF), a Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), os três maiores clubes de futebol de Goiás Goiás, Vila Nova e Atlético e as principais torcidas organizadas desses times: Força Jovem, Esquadrão Vilanovense e Dragões Atleticanos.

    Pelo Ministério Público, assinam o TAC o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto; o promotor Murilo de Morais e Miranda, titular da 12ª Promotoria de Justiça de Goiânia (da área de defesa do consumidor), e o coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRC), Denis Augusto Bimbati Marques.

    Devem participar ainda da solenidade o governador de Goiás em exercício, José Eliton; o secretário de Segurança Pública, João Furtado de Mendonça Neto; o comandante-geral da PM, coronel Raimundo Nonato; o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio; o presidente da Agel, José Roberto de Athayde Filho; o delegado-geral da Polícia Civil, Edemundo Dias; o presidente da FGF, André Pitta, além de representantes dos clubes e das torcidas organizadas.

    Os compromissos previstos no termo de ajustamento de conduta buscam dar cumprimento a determinações existentes no Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003), no qual está expressa a necessidade de regularização dos atos constitutivos das torcidas organizadas, bem como da identificação e cadastramento de seus integrantes.

    Entre as obrigações incluídas no TAC, as torcidas comprometem-se a regulamentar seus atos constitutivos no prazo de 60 dias. Elas deverão se constituir em pessoas jurídicas de direito privado na modalidade associação, nos termos dos artigos 53 a 61 do Código Civil. Para tanto, seus estatutos deverão ser registrados em cartório. Quanto aos seus membros, a as torcidas deverão exigir o cadastramento para participação, com exigência da apresentação de dados completos de identificação. ( Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-G O)

    • Publicações8669
    • Seguidores52
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-pioneiro-define-medidas-para-cadastrar-membros-de-torcidas-organizadas/2833162

    Informações relacionadas

    Acordo articulado por MP define prazo para cadastramento de torcidas organizadas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)