Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Adicional de 25% para pessoas que necessitam de cuidadores é devido para todas as modalidades de aposentadoria, segundo o STJ.

Publicado por Fernanda Ascolli
há 6 anos

Em decisão datada de 22/08/2018 o Superior Tribunal de Justiça decidiu que é devido o adicional de 25% a todos os aposentados que necessitem de cuidadores.

A decisão foi tomada em sede de recurso repetitivo e será aplicada aos mais de 700 processos que tratam do tema e estavam suspensos, aguardado julgamento.

O art. 45 da Lei n. 8.213/91 prevê que o adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria somente é devido aos aposentados por invalidez.

Agora, com o posicionamento exarado pelo STJ, o adicional poderá ser pago também aos aposentados por idade e por tempo de contribuição.

Para saber o valor do adicional é muito simples, basta somar 25% ao valor atual do benefício.

Importante destacar que o adicional é devido, inclusive, para quem recebe o teto do INSS.

Ao julgar recurso repetitivo (Tema 982) sobre o assunto, a seção fixou a seguinte tese: "Comprovada a necessidade de assistência permanente de terceiro, é devido o acréscimo de 25%, previsto no artigo 45 da Lei 8.213/1991, a todas as modalidades de aposentadoria.”

Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

  • Publicações24
  • Seguidores27
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações108
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adicional-de-25-para-pessoas-que-necessitam-de-cuidadores-e-devido-para-todas-as-modalidades-de-aposentadoria-segundo-o-stj/621853163

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É importante esta decisão do STJ, pois muitas pessoas contribuíram durante anos, mas aposentaram-se por tempo de contribuição sem necessidade de um cuidador. Todavia, essa necessidade poderá advir no futuro, como muitos casos que conhecemos na comunidade.

Uma ótima notícia que deve ser compartilhada. continuar lendo