Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024

Advocacia exalta juiz de garantia, enquanto magistratura se mostra receosa

Publicado por Consultor Jurídico
há 4 anos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou durante a noite de natal o projeto de lei apelidado de "anticrime". O ponto que mais chamou a atenção de juristas, advogados e operadores do Direito é a confirmação da criação do juiz de garantia.

Trata-se de uma nova divisão de trabalhos em um processo. Um juiz toma as medidas necessárias para a investigação criminal. Depois, outro magistrado recebe e a denúncia e, se for o caso, dá sentença.

A medida desagrada o ministro da Justiça, Sergio Moro. Este, quando juiz, destacou-se na operação "lava jato" por atuar em todas as fases do processo. A advocacia celebra de forma quase unânime, enquanto a magistratura não parece contente.

Visão da magistratura
Do lado dos juízes, a recepção parece não ser tão calorosa. Fernando Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), ressalta que a entidade era contrária à medida, mas que o importante é agora regulamentar.

“Em relação ao juiz de garantias, tema mais polêmico do pacote, embora a posição da Ajufe fosse contrária ao instituto, uma vez incorporado ao Processo Penal pela Lei 13.964/19, o importante agora é a sua regulamentação. Ela terá de ser uniforme. Não faz sentido ter juiz de garantias apenas nas Capitais e para os crimes de colarinho branco. Se o instituto é importante, tem se ser aplicado para todos, seja nos processos da lava jato, seja nos processos de crimes comuns, que são milhares e que tramitam no interior do país e que precisam ter ...


Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores11009
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações576
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advocacia-exalta-juiz-de-garantia-enquanto-magistratura-se-mostra-receosa/795073657

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E os Advogados celebram:
"A manutenção do juiz de garantias mostra-se uma decisão corretíssima do Presidente da República, a qual garantirá mais controle quanto à imparcialidade na jurisdição e à admissibilidade de acusações."

Quero ver, na prática.
Estou receosa com a inovação, mas celebrando! continuar lendo

Tudo depende de motivação e desejo de fazer algo funcionar. Juízo de Garantia é a forma mais justa e imparcial de atuação de juízes em um processo. Em crimes de corrupção dificulta um pouco, sim é verdade, mas para isto se aperfeiçoam as leis com penas mais duras, torna o crime hediondo, criam -se leis especiais. Acho que o erro está no prazo de vacância de 30 dias muito pequeno. Mas confesso eufórico com a inovação. Quem diria Bolsonaro dando um nó no Moro. continuar lendo

Como leigo acredito que no futuro o juiz de garantias será chamado de juiz da prescrição. continuar lendo

Bom artigo. O pacote pós crime será estudado e veremos seu funcionamento na prática.P.S:Ele é um pacote de medidas posteriores aos crimes. continuar lendo

Sim, Direito Penal. continuar lendo