Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Advogados do DF terão guichê exclusivo de atendimento no INSS

Atendimento será durante o horário de expediente da unidade, sem necessidade de senha ou agendamento

Publicado por Davi D'lírio
há 4 anos

t

A Superintendência Regional do INSS informou à OAB/DF que disponibilizará guichê exclusivo para atendimento dos advogados e advogadas, sem necessidade de senha ou agendamento. O atendimento será realizado durante o horário de expediente da unidade.

A decisão atende pedido da OAB/DF para que o Instituto respeitasse a decisão da 17ª vara da JF/DF que garantiu o atendimento diferenciado aos advogados nas agências do INSS, por se tratar de serviço indispensável à administração da Justiça. “Recebemos inúmeras reclamações de advogados e advogadas que não conseguem atendimento, especialmente nas agências da 502 Sul e de Taguatinga, o que demonstra a falta de respeito às prerrogativas profissionais da advocacia”, explica o presidente da seccional, Délio Lins e Silva Júnior.

Em documento encaminhado à superintendência do INSS, em 28 de maio de 2019, Délio Lins menciona diferentes casos registrados pela OAB/DF. Detalha, em especial, o de um advogado que, mesmo portando sua carteira profissional e procuração do cliente para resolução de problemas junto ao INSS, teve o atendimento recusado em uma das agências.

O argumento do funcionário e da gerente da agência que atenderam o citado advogado foi de que seu nome não constava no Cadastro Nacional de Advogados. O episódio ocorreu em 24 de maio. “Ora, tal consulta sequer era necessária ser feita, uma vez que a carteira da Ordem possui fé pública em todo o território nacional”, argumenta o presidente da OAB/DF.

O advogado só conseguiu atendimento após a intervenção de nossa Procuradoria de Prerrogativas. E, mesmo assim, após aguardar por quase duas horas. Tal situação constrangedora, além de violar as prerrogativas da advocacia, descumpriu decisão judicial. A resposta do INSS é mais uma vitória em defesa das prerrogativas.”

  • Sobre o autor"A advocacia não é profissão de covardes" - Heráclito Fontoura Sobral Pinto
  • Publicações940
  • Seguidores103
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações312
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-do-df-terao-guiche-exclusivo-de-atendimento-no-inss/806161623

Informações relacionadas

Jus Petições, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

[MODELO] Inventário Extrajudicial - com partilha amigável de bens.

[Modelo] Minuta de acordo pensão alimentícia

Marcos Marinho Advocacia, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Requerimento Administrativo Pensão por Morte Filho(a)

Cássio Furlan, Advogado
Artigoshá 4 anos

O que fazer quando a pessoa não tem condições de comparecer até a agência do INSS para ser avaliada pelos peritos?

Ian  Varella, Advogado
Notíciashá 7 anos

Gastos com saúde não são contabilizados no amparo assistencial ao idoso e ao deficiente

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)