Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Alienação Parental

Dia 25 de abril é o dia Internacional contra a Alienação Parental

Publicado por Leticia Yamanari
há 2 anos

 A Alienação Parental, expressão trazida pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner, em meados da década de 80. É o ato que interfere na formação psicológica da criança ou do adolescente, que induzida por um dos genitores, avós, ou pelos que tenham a criança e o adolescente sob sua autoridade, gere na criança dificuldade na convivência com genitores ou família extensa desses genitores.

 Normalmente a criança é usada como objeto de vingança das frustrações dos pais, disfarçadas de amor e cuidado, é o que diz o Dr. Rodrigo da Cunha Pereira, Presidente nacional do IBDFAM. Essa prática traz consequências gravíssimas ao longo da vida da criança e do adolescente, como maior incidência no uso de álcool e drogas, repetição do ato de alienação na vida adulta, transtornos psicossomáticos, dificuldade nas relações pessoais e até mesmo o suicídio. Eles são a maior vítima. É uma ferida que nunca cicatriza.

 A Lei 12.318/2010, introduziu o conceito e as consequências do ato de Alienação Parental. O parágrafo único, do art. 2º, traz um rol exemplificativo desses atos, quais sejam: desqualificar a conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade, dificultar o exercício da autoridade parental, dificultar o contato da criança e do adolescente com o genitor ou alguém da família deste, omitir ao genitor informações pessoais relevantes, escolares, médicas e alterações de endereço da criança ou adolescente, apresentar falsa denúncia contra o genitor, avós ou familiares deste, para impedir ou dificultar sua convivência com a criança ou adolescente, mudar para domicílio distante sem justificativa, visando dificultar a convivência.

 Quando a Alienação Parental for comprovada em ação judicial, o alienador pode perder a guarda, ter a convivência familiar limitada, ser condenado a reparação civil e perder o direito de receber pensão alimentícia em razão da indignidade da prática do ato.

 A Lei 13.431/2017 estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, e altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, reforçando a Alienação Parental como forma de violência psicológica.

 Nós, enquanto Advogados, não devemos banalizar a Alienação Parental. Ela não se aplica a todo e qualquer caso em que há uma disputa de guarda. Devemos sempre orientar nossos clientes sobre o que é a Alienação e sobre a gravidade de acusar uma pessoa da prática deste ato.

 Partilhar da convivência de ambos os pais e da família, é de extrema importância para o desenvolvimento psicossocial, emocional e psicológico das crianças. E essa é a intenção da nossa Lei Maior ao eleger a proteção da família e das crianças como um dos maiores objetivos do nosso Estado Democrático de Direito.

  • Sobre o autorAdvocacia especializada. Direito Médico e Odontológico.
  • Publicações1
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações129
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alienacao-parental/1458121406

Informações relacionadas

Franciélin Köhler, Advogado
Artigoshá 2 anos

Guarda compartilhada como forma de inibir alienação parental

Anna Carolina Zelak, Advogado
Artigosano passado

A Guarda Compartilhada é instrumento capaz de combater o fenômeno da Alienação Parental?

Gislaine de Sousa Lima, Advogado
Artigoshá 3 anos

A Guarda Compartilhada como Instrumento para Mitigar a Alienação Parental

Libraeddie R, Estudante de Direito
Notíciashá 8 anos

Alienação Parental - Alteração de Guarda ao Pai

Karl Advogados, Bacharel em Direito
Notíciasano passado

É Alienação Parental:

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)