Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024

Aluno que trancou medicina por falta de recursos poderá fazer Fies


Relator no TRF-1 destacou que financiamento estudantil consiste em propiciar, sem qualquer limitação, o livre acesso ao ensino superior, sintonizando-se com o exercício do direito constitucional à educação.


Estudante de medicina que trancou o curso por falta de recursos financeiros poderá formalizar contrato com o Fies. A liminar é do desembargador Federal Souza Prudente, do TRF da 1ª região, que assegurou à parte o direito à formalização do contrato de financiamento estudantil e, por conseguinte, o pleno acesso ao ensino superior, como garantia fundamental assegurada na CF.

De acordo com os autos, o estudante de medicina ingressou no curso, mas teve que trancá-lo no 2º semestre de graduação em decorrência da ausência de recursos próprios para a graduação. Na ação, ele conta que, ao solicitar participar do Fies, teve sua vaga indeferida, apesar de se enquadrar nos requisitos legais, como a renda familiar per capita.

Em sua defesa, o Fies alegou que o aluno não foi aprovado por não ter participado e nem obtido média mínima no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.

(Imagem: Freepik.)

Aluno que trancou curso por não ter recursos poderá participar de Fies.(Imagem: Freepik.)

Ao analisar o caso, o relator entendeu que o financiamento estudantil em referência consiste em propiciar, sem qualquer limitação, o livre acesso ao ensino superior, sintonizando-se, com o exercício do direito constitucional à educação.

"Da leitura dos dispositivos legais em referência, verifica-se que, efetivamente, não se vislumbra, dentre as condições legalmente estabelecidas, a exigência de que o aluno tenha sido submetido ao Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM, nem, tampouco, que tenha obtido a média mínima exigida nos atos normativos hostilizados nos presentes autos."

Nesse sentido, deferiu o pedido de tutela antecipada do estudante para assegurar o direito à formalização do contrato de financiamento estudantil, com recursos do Fies, relativamente ao curso superior em que se encontra matriculado, independentemente das restrições descritas nos autos.

O escritório Hyago Viana Advocacia Médica atua no caso.

Processo: 1042997-44.2022.4.01.0000

Confira aqui a decisão.

Fonte: Migalhas.com.br

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/380008/aluno-que-trancou-curso-por-nao-ter-recursos-podera-parti...

  • Sobre o autorAdvogada e uma apaixonada pela ciência jurídica.
  • Publicações3160
  • Seguidores456
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aluno-que-trancou-medicina-por-falta-de-recursos-podera-fazer-fies/1737027348

Informações relacionadas

Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Jurisprudênciaano passado

Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - AGRAVO DE INSTRUMENTO: AI XXXXX-68.2023.4.01.0000

Fabiana Araujo, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] FIES - Ação Ordinária c/c Pedido de antecipação dos efeitos da tutela c/c Danos Morais e Materiais

Felipe Alef Advogado Criminalista, Advogado
Artigosano passado

Ação Judicial para concessão de Fies em Medicina abaixo da nota de corte

Petição Inicial - TRF01 - Ação com Incidente de Inconstitucionalidade c/c Obrigação de Fazer, c/c Pedido de Tutela Antecipada de Urgência - Procedimento Comum Cível - contra União Federal, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educacao e Caixa Economica Federal - CEF

Petição Inicial - TJSP - Ação de Obrigação de Fazer para Rematrícula em Curso Superior - com Tutela Provisória de Urgência e Pedido Liminar - Procedimento Comum Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)