Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Analista de suporte que atuava como pessoa jurídica obtém vínculo de emprego

    Sentença da 1ª Vara do Trabalho de Carapicuíba-SP reconheceu o vínculo empregatício entre uma empresa de tecnologia e um trabalhador sem registro em carteira de trabalho.

    Publicado por Grupo Bettencourt
    há 20 dias

    Sentença da 1ª Vara do Trabalho de Carapicuíba-SP reconheceu o vínculo empregatício entre uma empresa de tecnologia e um trabalhador sem registro em carteira de trabalho. O homem alegou que atuava como pessoa jurídica (PJ), mas que o modelo era apenas uma forma de mascarar a relação de emprego.

    Em contestação, a empresa apresentou decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) para argumentar pela legalidade da forma de contrato. Mas, para o juiz Dener Pires de Oliveira, embora o STF tenha reafirmado a licitude da terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas, o entendimento não autoriza o uso de modelos capazes de eliminar a proteção constitucional-trabalhista da clássica relação de emprego.

    Entre as provas apresentadas estavam e-mails que mostram o caráter personalíssimo da prestação de serviços. Eles indicaram que o trabalhador havia sido contratado para atuar como analista de suporte e que não podia se fazer substituir na prestação de serviços. Também chamou a atenção do magistrado o fato de a empresa ter ofertado, por e-mail, os “modelos PJ ou cooperado”, evidenciando a dissimulação do vínculo.

    Segundo o julgador, o caso em análise apresenta todos os elementos fáticos jurídicos da relação de emprego: contrato firmado com pessoa física, com pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e subordinação. “O conjunto probatório deixa fora de dúvidas a ocorrência simultânea destes cinco elementos”, afirmou.

    Com a decisão, a empresa terá de efetuar o registro do empregado, além de pagar todas as verbas rescisórias que seriam devidas no caso de dispensa sem justa causa.

    Pendente de análise de recurso.

    (Processo nº 1000229-10.2024.5.02.0231)

    Fonte.

    • Sobre o autorEcossistema de Negócios
    • Publicações1578
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/analista-de-suporte-que-atuava-como-pessoa-juridica-obtem-vinculo-de-emprego/2329578624

    Informações relacionadas

    Diego Luiz de Freitas, Advogado
    Notíciashá 20 dias

    Banco Nu Bank Descumpre Decisão Judicial está por um Fio de Sofrer pena de Crime de Desobediência

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 20 dias

    Empregado pode ter descontado valor de banco de horas negativo, decide TST

    Karoline Cavalcanti de Paula, Advogado
    Notíciashá 20 dias

    Empresa é condenada a pagar 50 mil reais por obrigar gerente a andar sobre brasas por não ter atingido a meta.

    Thais Monteiro, Advogado
    Notíciashá 22 dias

    Novo golpe na Receita Federal

    Grupo Bettencourt, Contador
    Notíciashá 20 dias

    Recém-lançado, juizado especial para empreendedor busca acelerar resolução de conflitos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)