Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Empregado pode ter descontado valor de banco de horas negativo, decide TST

Publicado por Ponto Jurídico
há 22 dias

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmou por unanimidade uma decisão que permite descontos em casos de banco de horas negativo após 12 meses.

Assim, por exemplo, se um trabalhador, que normalmente tem uma jornada de 8 horas diárias e 44 horas semanais, não cumprir suas horas e o saldo do banco de horas for negativo ao final de 12 meses, as empresas podem deduzir as horas devidas. Esse desconto também pode ocorrer em casos de demissão voluntária ou demissão por justa causa. A relatora dessa decisão foi a ministra Maria Helena Mallmann, e o acórdão já foi publicado.

Por outro lado, se o banco de horas estiver positivo, o empregado pode usufruir de compensações, seja por meio de folgas ou pagamento de horas extras com adicional de 50%. Essa decisão do TST foi embasada em uma convenção coletiva entre a empresa PLZ Indústrias Eletrônica Ltda e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Paraná, e tem implicações de alcance geral.

A decisão beneficia os dois lados da relação trabalhista, pois possibilita que os trabalhadores gerenciem seu próprio tempo, conciliando suas atividades pessoais com o trabalho, ao mesmo tempo em que preserva a liberdade econômica das empresas para ajustarem e adequarem suas demandas de trabalho, flexibilizando a relação trabalhista.

  • Publicações1370
  • Seguidores241
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-pode-ter-descontado-valor-de-banco-de-horas-negativo-decide-tst/2335121407

Informações relacionadas

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 22 dias

Cair na malha fina por omissão de terceiro pode gerar indenização por dano moral

Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
Notíciashá 22 dias

Trabalhadora que caiu na “malha fina” por culpa da empresa será indenizada

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 22 dias

Despesas pilates e fisioterapia em geral podem ser deduzidas do Imposto de Renda, confirma Receita Federal em Solução Cosit

Alô Consumidor
Notíciashá 22 dias

Operadora de telefonia móvel faz cobrança irregular e é condenada a pagar danos morais

Diego Luiz de Freitas, Advogado
Notíciashá 22 dias

Banco Nu Bank Descumpre Decisão Judicial está por um Fio de Sofrer pena de Crime de Desobediência

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)