Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Recém-lançado, juizado especial para empreendedor busca acelerar resolução de conflitos

    Com o Juizado Especial das Micro e Pequenas Empresas, a expectativa é reduzir a espera de 6 anos para 6 meses.

    Publicado por Grupo Bettencourt
    há 22 dias

    Micro e pequeno empresários de São Paulo, agora, têm um juizado especial exclusivo para resolver questões relacionadas aos seus negócios. A Vara do Tribunal de Justiça do Juizado Especial Cível das Micro e Pequenas Empresas nasceu de uma percepção da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) sobre a dificuldade que os empreendedores enfrentavam na Justiça e de um acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. O objetivo é oferecer um atendimento especializado, com qualidade e mais ágil.

    A expectativa, segundo o superintendente de Serviços Institucionais da ACSP, Renan Luiz, é reduzir o tempo de tramitação dos processos de seis anos para seis meses. “E existe, obviamente, a possibilidade das partes fazerem uma conciliação rápida ou de recorrerem e esticar o prazo, mas pelo menos a primeira sentença na primeira instância sai em até seis meses”, diz.

    “Então, se a gente levar em consideração que o ciclo de vida útil do líquido pequeno empreendedor gira em torno de dois a três anos e o processo demorava seis, era capaz de ele encerrar a atividade e o processo continuar em andamento”, destaca o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine.

    Além da celeridade, há ainda mais uma facilidade: a redução de custo. Ordine pontua que os honorários advocatícios e custas processuais muitas vezes afastam o empreendedor de buscar a justiça. “Então, o juizado especial abre espaço para esses empresários, que terão menos custas judiciais e receberão uma orientação qualificada, não vão ficar indo e vindo em tribunais, resolvem tudo em um só lugar”, diz.

    Volume processual

    De acordo com estudo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), quase 80% dos processos tributários ajuizados por pessoas jurídicas são relacionados às micro e pequenas empresas. Um exemplo de caso que vai parar no juizado especial é de antecipação de recebíveis de cartão de crédito. “Às vezes, vem errado o cálculo dos itens e esse é um dos conflitos mais comuns”, explica o superintendente.

    Ordine, presidente da ACSP, acrescenta que a reserva que o pequeno empreendedor tinha acabou com a pandemia. “Com isso, pode acontecer de ele deixar de pagar um fornecedor porque tem que pagar a folha de pagamento ou algum pagamento é atrasado. Os problemas são sempre parecidos”, afirma. Além de casos de falta ou atraso em pagamentos, há queixas sobre relações contratuais de prestação de serviços, além de problemas de natureza societária, que envolvem relações comerciais privadas.

    Como funciona

    O atendimento inicia por uma triagem e a partir disso é avaliado se de fato o caso é de competência do Juizado; se for, tem a tratativa, se não for, é feita a orientação de qual caminho deve ser seguido. A proposta é realizar 50 atendimentos diários.

    Além disso, a infraestrutura da vara, que conta com aproximadamente 30 profissionais, vai possibilitar um fluxo de atendimento e resoluções mais eficientes ao público.

    Fonte.

    • Sobre o autorEcossistema de Negócios
    • Publicações1579
    • Seguidores176
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recem-lancado-juizado-especial-para-empreendedor-busca-acelerar-resolucao-de-conflitos/2328415161

    Informações relacionadas

    Diego Luiz de Freitas, Advogado
    Notíciashá 22 dias

    Banco Nu Bank Descumpre Decisão Judicial está por um Fio de Sofrer pena de Crime de Desobediência

    Webert Dixini Miranda, Administrador
    Notíciashá 22 dias

    Veja quais países já proibiram o Twitter

    Hiromoto Advocacia, Advogado
    Notíciashá 22 dias

    Pessoa com deficiência tem direito à isenção do IPI mesmo se receber outro benefício tributário

    Karoline Cavalcanti de Paula, Advogado
    Notíciashá 22 dias

    Empresa é condenada a pagar 50 mil reais por obrigar gerente a andar sobre brasas por não ter atingido a meta.

    Rodrigo Otavio Gava, Advogado
    Notíciashá 22 dias

    Licença-maternidade: autônomas agora têm benefício com apenas uma contribuição ao INSS

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)