Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Anulação de casamento fraudulento

Publicado por Espaço Vital
há 13 anos

Decisão da 7ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco determinou a restituição de R$ 120 mil pagos a título pensão por morte de servidor e a anulação do casamento do segurado, feito de maneira fraudulenta, quando ele tinha sido considerado incapaz pela Justiça.

A Procuradoria Regional da União da 5ª Região ajuizou ação contra a mulher e comprovou a necessidade de anulação do casamento, pois na data da celebração ele estava com 88 anos e interditado judicialmente. Portanto, era incapaz para todos os atos da vida civil.

Na ação, a procuradoria afirmou que a incapacidade absoluta para a vida civil está prevista no artigo , parágrafo II do Código Civil. No caso, a comarca de Jaboatão dos Guararapes (PE) já havia reconhecido a demência senil do servidor, em processo de curatela - ato jurídico que confere proteção a incapazes por meio de um curador.

A primeira mulher do servidor pediu a interdição dele em 2002, antes de falecer e, posteriormente, a filha dela e enteada do aposentado ficou sendo a curadora.

Em 2005, no entanto, a sobrinha do servidor solicitou a substituição, por ser parente legítima do homem, e posteriormente a repassou ao seu filho.

Em setembro de 2006, aconteceu um casamento por meio de procuração pública com o servidor. Os procuradores informaram que trata-se de um casamento nulo de pleno direito, o qual gerou a obrigação da União de pagar a pensão.

Segundo a Procuradoria, houve má-fé da mulher, que casou-se com o servidor, mesmo sabendo da sua demência, com o objetivo de receber a pensão previdenciária de R$ 8.117,51.

O julgado determinou a restituição dos valores aos cofres da Previdência Social. Cabe recurso ao TRF-5. (Proc. nº 0010450-40.2009.4.05.8300).

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações398
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anulacao-de-casamento-fraudulento/2852003

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)