Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Anulada condenação por tráfico de drogas por ausência de defesa prévia

    há 14 anos

    Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta terça-feira (1º) Habeas Corpus (HC 99720) para anular ação penal em que L.J.S. foi condenado a três anos e seis meses de reclusão, em regime inicialmente fechado, pelo crime de tráfico de drogas previsto na antiga Lei de Tóxicos (artigo 12 da Lei 6.368/76).

    A decisão da Turma levou em conta precedentes da Corte que determinam que a denúncia oferecida com base na Lei 6.368 deve respeitar a regra do artigo 38 da Lei 10.409/02 (já revogada). Esse dispositivo dá ao acusado o direito de apresentar sua defesa preliminar antes do recebimento da denúncia. Isso não ocorreu no caso da denúncia contra L.J.S.

    Estou concedendo [o habeas corpus] para anular a ação penal, portanto, e determinar que [L.J.S.] seja posto imediatamente em liberdade, disse o ministro Eros Grau, relator do processo. Ele foi seguido por todos os ministros da Turma que participaram do julgamento.

    O pedido de habeas corpus foi apresentado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Nele, a defensoria argumentou que o processo deveria ser anulado desde o recebimento da denúncia porque o princípio constitucional da ampla defesa foi cerceado na ação contra L.J.S., já que ele não pode apresentar defesa preliminar ante do recebimento da denúncia.

    RR/CG

    • Publicações30562
    • Seguidores629076
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações456
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anulada-condenacao-por-trafico-de-drogas-por-ausencia-de-defesa-previa/2216060

    Informações relacionadas

    Kathlen Morgana Almeida, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    MODELO - Alegações finais - Artigo 157, §2º do Código Penal

    Rafael Salamoni Gomes, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] - Pedido de Revogação de Prisão Preventiva

    Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Art. 157 CPP - Prova ilícita.

    Romes Sabag Neto, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    STJ: não se justifica, no tráfico de drogas, a busca domiciliar desprovida de mandado judicial

    Evinis Talon, Advogado
    Notíciashá 9 meses

    [Jurisprudência] STJ: crime permanente não justifica busca domiciliar sem mandado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)