Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Após um ano, domésticas continuam sem direitos

Publicado por Moema Fiuza
há 10 anos

Aps um ano domsticas continuam sem direitos

Um ano após a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas pelo Senado, a categoria tem pouco a comemorar. A data foi festejada como o dia da promulgação de uma nova Lei Áurea para mais de 7,2 milhões de trabalhadores. A euforia, no entanto, acabou por ali. A regulamentação dos direitos estabelecidos pela PEC está parada na Câmara desde 2 de abril de 2013. O que deveria ser uma medida de amparo teve efeito controverso. Temendo aumento das despesas decorrentes de 16 novas garantias trabalhistas, e sem um dispositivo para orientá-los, muitos patrões demitiram os empregados.

Para relembrar a aprovação da PEC e pressionar o governo, o Instituto Doméstica Legal (www.domesticalegal.com.br) vai cortar, hoje, um bolo de aniversário de 15 quilos, no Hall da Taquigrafia da Câmara, entre as 16h e as 18h. O Instituto vai também entregar um manifesto aos presidentes da Câmara e do Senado e às autoridades presentes. “Queremos sensibilizar os parlamentares e tentar entender o motivo da demora. Depois de todo aquele carnaval, nem sequer foi designado um relator para a matéria”, assinalou Mario Avelino, presidente do Doméstica Legal.

Segundo Avelino, o projeto inicial era “justo, equilibrado e exequível”. Porém, depois de passar por uma comissão do Senado, foi modificado e ganhou um item inconstitucional. “A isenção de contribuição sindical fere o artigo da Constituição. Não é possível fazer um sindicato forte sem recursos. Se a lei for sancionada dessa forma, entraremos com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin)”, alertou.

Avelino também contestou o argumento de alguns escritórios de contabilidade de que o impacto no orçamento dos patrões será de mais de R$ 7 mil anuais. “Não é verdade. O custo cresce aproximadamente R$ 1,1 mil por ano. E, se for aprovado outro projeto (PL 7.082/2010), no Senado, que reduz a alíquota do INSS dos patrões de 12% para 6%, o gasto será bem menor”, reforçou. Apesar das dificuldades, ele aposta que, até 27 de abril, Dia Nacional da Empregada Doméstica, a regulamentação já tenha sido votada pelo plenário da Câmara, com mais de 15 emendas que a tornam “correta”, e que, na sua avaliação, passarão sem problemas no Senado.

Para Creuza Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), do jeito que está, a lei causa mais prejuízos que benefícios às profissionais. “Não nos contempla. Vai precarizar ainda mais a categoria. O relatório do senador Romero Jucá não tem nada a ver”, ironizou. Além do artigo que retira o direito à contribuição sindical, citado por Mario Avelino, o item de que Creuza mais reclama é o referente ao FGTS — o empregado só tem direito ao fundo após 15 meses de trabalho. Ela também faz ressalvas ao banco de horas — só recebem após 12 meses — e à divisão da jornada de trabalho.

“São oito horas de serviço, partidas em não sei quantas, com descanso no meio. A gente tem que dar um tempo na praça e retornar ao trabalho”, ironizou. Ela criticou também o método de vínculo empregatício — válido só para empregados domésticos que trabalham a partir de três dias na semana. “O senador Calheiros comparou a PEC à Lei Áurea. Mas acho que ele nos trancou na senzala e jogou a chave fora. Agora, eu creio em mudanças, nenhum parlamentar que se respeita aprova uma coisa dessas”, reforçou Creuza.

Eleição

“As dúvidas quanto à burocracia e ao custo geraram insegurança e muita gente demitiu. Todos sabem que corremos o risco de que o Congresso aprove uma coisa totalmente fora da realidade. Porém, como o assunto dá voto, creio que este ano a regulamentação sai”, destacou a advogada Clarisse Dinelly, do escritório Veloso de Melo Advogados. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), a Bené, uma das defensoras da PEC, já pediu a relatoria ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e garante que, até o fim deste mês, as emendas serão votadas.

“A regulamentação não andou porque a agenda ficou obstruída por medidas provisórias. Agora terá novo impulso”, explicou a deputada. Bené garantiu que toda semana conversa com o presidente da Câmara sobre o assunto. “Estamos esperançosos. Até porque queremos fazer uma homenagem às trabalhadoras no Dia da Doméstica”, reforçou. A deputada fez questão de ressaltar que o emprego doméstico vem da escravatura e 70% da mão de obra é formada por negros, pardos e mestiços, 93% são mulheres e 71% não têm carteira assinada.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2014/04/02/internas_economia,497200/apos-u...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações125
  • Seguidores1573
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações22
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-um-ano-domesticas-continuam-sem-direitos/114872741

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)