Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Audiência de custódia começa a funcionar em Brasília-DF

há 9 anos

O Projeto Audiência de Custódia, que prevê a apresentação do preso em flagrante, nas 24 horas seguintes ao fato, diante de um juiz, de um promotor de Justiça e de um defensor público, entra em funcionamento no Distrito Federal, nesta quarta-feira, 14/10. O Projeto, que tem entre os principais objetivos prevenir o aumento do índice de presos provisórios, será instalado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Para sua efetivação, dois termos de adesão serão firmados pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ: um com o TJDFT e outro com o Governo do Distrito Federal.

O TJDFT preparou uma sala própria, localizada no 2º andar do Bloco B, do Fórum de Brasília, onde funcionará o Núcleo de Audiência de Custódia - NAC, que foi instituído pela Portaria Conjunta 101 de 7 de outubro de 2015. As audiências serão realizadas diariamente, das 8h às 15h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. A primeira Audiência de Custódia do DF ocorre ainda nesta quarta-feira, 14/10.

O Distrito Federal é a última unidade da federação a aderir ao projeto do CNJ, iniciado em fevereiro. Também será o único a atender 100% dos presos, de forma ininterrupta.

No TJDFT, um grupo de trabalho foi instituído em abril de 2015, composto por representantes do Tribunal, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil do Distrito Federal, com o objetivo de regulamentar e implantar a Audiência de Custódia.

Fonte: TJDFT

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Penal
  • Publicações41
  • Seguidores34
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações862
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-de-custodia-comeca-a-funcionar-em-brasilia-df/242720727

Informações relacionadas

Núcleo de Audiência de Custódia passa a funcionar na sede da Polícia Civil do DF

Carlos Eduardo Rios do Amaral, Defensor Público
Artigoshá 9 anos

Violência Doméstica: juiz da audiência de custódia deverá deferir medidas protetivas de urgência

Como levantar e ter acesso a Prisão em Flagrante | Consultar Inquérito Policial | Alvará de Soltura | Seucriminalista

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

O delito de ameaça na Lei Maria da Penha

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)