Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Banco é condenado a indenizar cliente por cobrança indevida

Por unanimidade, a 1ª Câmara Cível negou provimento ao recurso de Apelação Cível interposto por um banco contra a sentença em ação de reparação de danos materiais (repetição de indébito), combinado com danos morais, ajuizada por E. F., que o condenou a restituição em dobro dos valores exigidos indevidamente e ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 10.000,00.

De acordo com os autos, mesmo após um ano de decisão judicial que ordenou a suspensão de cobrança, o apelado sofreu desconto em folha de pagamento de valores referentes a um contrato que não foi celebrado.

O apelante formulou dois pedidos: a condenação da instituição bancária no valor em dobro da importância exigida indevidamente e ao pagamento de indenização por dano moral, que foram acolhidos pelo juiz em primeiro grau.

A instituição financeira pede a reforma da decisão com a extinção da indenização de danos morais, alegando que causou ao apelado apenas o dano material, e a redução do valor da condenação. Sustenta ainda que a sentença proferida na ação originária não declarou nulo o contrato, mas determinou a rescisão do mesmo, o que impediria a configuração de dano moral.

O banco afirma ainda que o contrato foi apenas reincidido e que no período de dezembro de 2006 a fevereiro de 2008, o contrato era válido e apto a produzir todos os seus efeitos, inclusive débitos ao apelado.

O relator do processo, Des. Divoncir Schreiner Maran, explica que “no que tange ao valor da indenização, é sabido que ele não pode ser baixo a ponto de se tornar irrelevante para o ofensor e nem alto, de modo a proporcionar o enriquecimento sem causa do ofendido”.

Dessa forma, considerando a capacidade econômica das partes e o descumprimento da ordem judicial por parte do banco, o relator manteve a sentença, preservando o valor da indenização em R$ 10.000,00.

Processo nº 0002927-85.2012.8.12.0008

  • Publicações14505
  • Seguidores739
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10043
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-e-condenado-a-indenizar-cliente-por-cobranca-indevida/100605226

Informações relacionadas

Daianne Lima Araújo, Advogado
Modeloshá 3 anos

Ação de obrigação de fazer decorrente da não transferência de veículo c/c indenização por danos morais e materiais

Lucas F. D. Labronici, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista

Erick Guilherme Anoni Schubert, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Ação de reconhecimento de cobrança abusiva com pedido de indenização por danos morais

Fernanda Nakasima, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Pedido de Medidas Coercitivas Mais Eficazes

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Advogado
Jurisprudênciahá 9 anos

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia TJ-BA - Apelação: APL XXXXX-08.2006.8.05.0141

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
Ewerton Charles
6 anos atrás

10.000,00 ? é pouco, isso acontece todos os dias. continuar lendo