Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Banco é condenado por cobrar valores oriundos de fraude à Cliente.

há 5 meses

Sem imaginar que se tratava de fraude, a Requerente, cliente do banco, realizou um empréstimo e diversos pix para criminosos durante golpe bancário. Isso porque os bandidos entraram em contato com a vítima, por meio do mesmo número de telefone do banco, informando todos os seus dados pessoais e disponibilizando protocolo de atendimento.

Após isso, ao ser informada pelo banco que tinha caído em um golpe, a vítima solicitou o cancelamento do empréstimo e as devoluções de todo o dinheiro transferido. No entanto, o requerido respondeu que não era possível realizar tais procedimentos.

Para tanto, vale ressaltar que a cliente quitou o empréstimo no objetivo de minimizar o sofrimento. Além disso, foi bloqueada a conta corrente da Requerente, como também efetivado o cancelamento dos seus cartões, deixando-a em total situação de vulnerabilidade.

O escritório Fonseca de Melo & Britto Advogados, por meio de seus advogados, esclareceram que o Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras, bem como O STJ, por meio da Súmula 479, entende que há responsabilidade objetiva das instituições financeiras pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.

Em seus pedidos, a cliente requereu a condenação do banco em indenizá-la pelos danos materiais perdidos nas transações feitas, como também pelos danos extrapatrimoniais sofridos, isto é, danos morais.

Assim, a sentença foi julgada procedente, condenando o requerido a pagar à Autora, tanto os danos morais, como o prejuízo material da parte autora, corrigidos monetariamente desde o evento danoso, com juros legais de 1%, cada um, a contar da citação.

  • Sobre o autorAssessoria advocatícia jurídica, consultiva e extrajudicial
  • Publicações146
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-e-condenado-por-cobrar-valores-oriundos-de-fraude-a-cliente/2078686407

Informações relacionadas

Raimundo Ferreira, Advogado
Notíciashá 5 meses

Projeto de Lei estabelece multa para instituição financeira que fizer empréstimo sem autorização do beneficiário

Amanda Fonseca Perrut, Advogado
Notíciashá 5 meses

STJ decide: é abusiva a conduta da operadora que impede consumidor negativado de contratar plano de saúde

Fonseca de Melo e Britto Advogados, Advogado
Notíciashá 5 meses

Empresa de construção que atrasou na entrega de imóvel é condenada a restituir valores pagos, além de multa contratual.

Rodrigo Monteiro de Barros, Advogado
Notíciashá 5 meses

Herança e Dívidas: Responsabilidades e Implicações Legais

PARIZOTTO ADVOGADOS, Advogado
Notíciashá 5 meses

Empresa de ônibus deve indenizar passageira por atraso de 21 horas

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fui vítima de exterionatario que me vendeu um carro.
paguei o valor pelo banco e o bandido não entregou o carro. Processei o banco Inter. e estou aguardando a justiça ser feita. continuar lendo