Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Bolsonaro sanciona lei que prevê advogados em piso da mesma altura que juízes

Lei 14.508/22 é oriunda de projeto de lei de autoria do deputado Carlos Bezerra (MDB)

Publicado por Grupo Bettencourt
ano passado

Na quarta feira (28/12), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 14.508/22, que prevê posicionamento dos advogados do autor e do réu no mesmo plano e em distância igual ao juiz do caso nas audiências de instrução e julgamento.

A norma, que altera o Estatuto da Advocacia, foi sancionada pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL). O texto prevê o seguinte:

“Art. 1º Esta Lei altera o art. da Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, que “Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, para estabelecer normas sobre a posição topográfica dos advogados durante as audiências de instrução e julgamento realizadas no Poder Judiciário.

Art. 2º O art. da Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994, passa a vigorar acrescido do seguinte § 2º, numerando-se o atual parágrafo único como § 1º:

2º Durante as audiências de instrução e julgamento realizadas no Poder Judiciário, nos procedimentos de jurisdição contenciosa ou voluntária, os advogados do autor e do requerido devem permanecer no mesmo plano topográfico e em posição equidistante em relação ao magistrado que as presidir.” (NR)”

Durante a tramitação do Projeto de Lei, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que é ex-conselheiro da OAB, disse os seguinte sobre o texto que agora virou lei: “Ele tem muito mais um simbolismo. No final das contas, é a leitura de que ninguém é melhor ou maior que ninguém na relação processual”.

JOHNNY ROCHA

Fonte

  • Sobre o autorEcossistema de Negócios
  • Publicações1582
  • Seguidores176
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações187
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bolsonaro-sanciona-lei-que-preve-advogados-em-piso-da-mesma-altura-que-juizes/1730809449

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 6 anos

Defensoria Pública pode representar vítima e réu na mesma ação penal

OAB - Seccional Pernambuco
Notíciashá 7 anos

Advocacia pernambucana alcança conquista histórica com a sanção da lei que fixa o piso remuneratório da categoria

Academia Brasileira de Direito
Notíciashá 14 anos

Trabalho aprova piso salarial nacional de R$ 3,7 mil para advogado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)