Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024

Caixa não pode cobrar honorários advocatícios a beneficiários do FIES

há 11 anos

Salvador, 20/11/2013 – Estudantes beneficiados com o Fundo de Financiamento de Ensino Superior (Fies)– que estejam inadimplentes – não devem pagar honorários advocatícios nos acordos judiciais ou extrajudiciais firmados com a Caixa Econômica Federal (CEF). É o que decidiu em sentença definitiva, conhecida na quinta-feira (14), a juíza substituta Camile Lima Santos, da 6ª Vara Federal de Salvador, ao acatar parcialmente o pedido feito na ação civil pública proposta pela Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia.

A cobrança de honorários nos acordos já havia sido proibida por decisão liminar proferida pela magistrada em maio deste ano. A juíza manteve o entendimento de que a prática operada pela CEF é ilegal e não compatível com a finalidade social do programa. “Condicionar a renegociação do débito ao adimplemento de valores estranhos ao programa é criar um óbice ao regular desenvolvimento do mesmo, culminando com a perda de seu objetivo – permitir a alunos carentes o acesso ao ensino superior”, afirmou.

Na ação civil pública ajuizada há oito meses, o defensor federal João Paulo Lordelo ressaltou que a manutenção da cobrança, correspondente a 5% do valor da proposta, inviabilizaria vários acordos. Além disso, João Paulo Lordelo destacou o fato de os advogados já serem remunerados pela empresa pública.

“Essa cobrança que a Caixa adotou como hábito é vedada expressamente pela lei que rege a matéria, sobretudo quando há prévio deferimento do benefício da Justiça Gratuita”, afirmou o titular do 3º Ofício Cível Previdenciário Ordinário da unidade na época.

O defensor comemorou a decisão, mas sinalizou que pretende recorrer para que a decisão que beneficia os estudantes nesta condição tenha abrangência em todo Brasil, uma vez que a Justiça Federal na Bahia concedeu os efeitos apenas na área de sua competência.

Assessoria de Imprensa

Defensoria Pública da União

  • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
  • Publicações7651
  • Seguidores4496
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caixa-nao-pode-cobrar-honorarios-advocaticios-a-beneficiarios-do-fies/112122112

Informações relacionadas

Âmbito Jurídico
Notíciashá 11 anos

Caixa não pode cobrar honorários advocatícios a beneficiários do FIES

Âmbito Jurídico
Notíciashá 11 anos

Proibida cobrança de honorários advocatícios a beneficiários do Fies

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)