Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Candidato terá acréscimo de pontos por erro em concurso para delegado

    Magistrada considerou que cabe ao Poder Público exercer controle de legalidade quando houver erro grosseiro e teratologia das questões de concurso público.

    há 20 dias

    Por erro grosseiro no gabarito da prova de concurso público para o cargo de delegado de polícia, candidato terá acréscimo em sua nota de corte. A decisão é da juíza de Direito Aline Cristina Breia Martins, da 3ª vara Cível e Empresarial de Marabá/PA.

    Na Justiça, um candidato pede a nulidade de questões da prova objetiva do concurso de delegado de polícia do Estado do Pará, objetivando seu prosseguimento no certame. Segundo o autor, houve ilegalidade nos testes aplicados.

    Em defesa, o Estado e a banca examinadora sustentaram pela impossibilidade de revisão judicial dos critérios de correção de prova de concurso público.

    Ao julgar o pedido, a magistrada explicou que "não compete ao Poder Judiciário substituir a banca examinadora para reexaminar o conteúdo das questões e os critérios de correção utilizados, salvo ocorrência de ilegalidade ou de inconstitucionalidade".

    Pela análise dos autos, a juíza verificou que comissão do concurso cometeu erro grosseiro (ou teratológico), uma vez que apresentou "gabarito contrário ao entendimento dos Tribunais e da legislação pátria, bem como na existência de incompatibilidade do conteúdo das questões do concurso com o previsto no edital do certame".

    Assim, em seu entendimento, no caso "não se trata de substituição à banca examinadora, mas simplesmente de controle de legalidade por parte do Poder Judiciário, diante da existência de erro grosseiro e teratologia das questões apontadas pelo autor".

    "Percebe-se de maneira clara que há plena possibilidade de intervenção do Poder Judiciário, no exercício do controle de legalidade, visando promover a avaliação das respostas dadas às questões, não podendo a tese fixada no Tema 485 do STF servir de óbice à análise de tais situações, sob pena do candidato ficar ao alvedrio da banca examinadora, mesmo diante de patente ilegalidade da resposta."

    Assim, julgou procedente o pedido para determinar que a comissão do concurso proceda à atribuição de nota ao candidato e, por consequência, seu prosseguimento no certame.

    Processo: 0808187-78.2021.8.14.0028

    Conheça nosso site:

    https://www.viaadvocacia.com.br/

    • Sobre o autorDo concurso a aposentadoria do servidor. Conquiste uma Carreira de Sucesso!
    • Publicações41
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/candidato-tera-acrescimo-de-pontos-por-erro-em-concurso-para-delegado/2335924427

    Informações relacionadas

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 20 dias

    Empregado pode ter descontado valor de banco de horas negativo, decide TST

    Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
    Notíciashá 20 dias

    Trabalhadora que caiu na “malha fina” por culpa da empresa será indenizada

    Pauta Jurídica
    Notíciashá 20 dias

    Mesmo com IRDR suspendendo ações, aluna garante direito de utilizar Fies sem nota no Enem

    Thais Monteiro, Advogado
    Notíciashá 20 dias

    Pix com problema?

    DR. ADEvogado, Administrador
    Notíciashá 20 dias

    Advogado se revolta com decisões opostas no TJ/SP: “Tem que rezar pra Exu”

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)