Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Carnaubais terá que pagar salários atrasados

    A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte manteve a sentença de primeiro grau, que condenou o Município de Carnaubais ao pagamento dos salários atrasados de uma servidora, referente aos meses de outubro do ano de 1999 a dezembro de 2000 e ao adicional de férias (1/3 sobre o salário), correspondente aos anos de 1997 a 1999.

    Com esta decisão, o Ente Público é mais uma das prefeituras que são condenadas, em primeira e segunda instância, à regularização de verbas salariais de servidores, como os municípios de Extremoz e Jucurutu, por exemplo.

    De acordo com o relator do processo no TJRN, desembargador Expedito Ferreira, o município não teve o cuidado de fazer a demonstração do efetivo pagamento pelos períodos relacionados pela autora da ação.

    No caso posto em exame, competiria à parte demandada (Município de Carnaubais) fazer a prova da existência de fato que se apresente como impeditivo, modificativo ou extintivo do direito da autora, por força do comando da norma do artigo 333 , inciso II , do Código de Processo Civil , destaca o relatório.

    A decisão ainda acrescentou que cabe ao Município a guarda da documentação relativa aos atos administrativos que apresentem relação com os agentes e as atividades, como forma a se poder verificar, em qualquer oportunidade, a legalidade dos atos praticados.

    Argumento

    O município moveu Apelação Cível (nº , junto ao TJRN, argumentando, entre outros pontos, que houve nulidade processual pela não realização de audiência preliminar na instância originária.

    Para fins processuais, em nosso ordenamento jurídico, a audiência preliminar desempenha três funções primordiais: conciliação, indicação dos pontos controvertidos e encerramento da fase de saneamento processual, define o relator, ao acrescentar que a não realização não gera, por si só, qualquer nulidade processual, pois, nos termos do artigo 244 do Código de Processo Civil , o ato jurídico poderá ser considerado válido quando, realizado de outro modo, for alcançado a mesma finalidade.

    • Publicações8049
    • Seguidores262
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carnaubais-tera-que-pagar-salarios-atrasados/954174

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)