Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Maio de 2024

Casal deverá indenizar vizinha por abalo na estrutura de sua residência

É reconhecida a responsabilidade civil pelo nexo casual entre o dano ao imóvel da autora e a conduta dos réus.

Publicado por Evelin Carvalho
há 10 meses

A 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve decisão que condenou um casal ao pagamento de indenização a uma vizinha em razão de abalo estrutural em sua casa decorrente de obras. A decisão fixou a quantia de R$ 62.488,32, por danos materiais, e R$ 5 mil, a título de danos morais.

De acordo com o processo, os réus iniciaram obra em seu lote realizando escavação para fazerem tubulões. Todavia, o casal não tomou as precauções necessárias para evitar que outras residências fossem impactadas pelas obras. Dessa forma, um deslocamento de terra provocou abalo na estrutura física da casa vizinha.

A autora conta que, além do abalo na estrutura de sua residência, sofreu prejuízos durante o período de chuvas, ocasião em que ocorreu a quebra de telhas e que a chuva invadiu a sua casa, causando transtornos e danos. Conta que não foi feito estudo de viabilidade da obra, tampouco há indicação de responsáveis técnicos por ela.

No recurso, os réus alegam que não houve ato ilícito por parte deles e que o laudo pericial, mesmo com conclusão equivocada, apontou fragilidades na fundação do imóvel da autora. Argumentam que as fissuras na casa são preexistentes à execução da obra e que as paredes do imóvel possuem material inadequado para a construção de uma parede de alvenaria. Por fim, sustentam que o orçamento apresentado pela vizinha, a título de danos materiais, é suficiente para reconstrução integral do seu imóvel.

Ao jugar o caso, a Turma Cível menciona o laudo pericial que concluiu que a fundação utilizada era suficiente para condições normais de moradia e que as fissuras presentes na parede da casa vizinha estão relacionadas com as obras realizadas pelos réus. Informaram que a própria perícia confirmou que o valor determinado para a reparação material é coerente com o dano suportado pela autora. Assim, “[...] resta claro que houve o nexo causal entre o dano no imóvel da apelada e a conduta negligente dos apelantes pelo qual se reconhece a responsabilidade civil e o dever de indenizar”, concluiu.

Acesse o PJe2 e confira o processo: 0710157-84.2021.8.07.0001

TJDFT

#danosmorais # danosmateriais #responsabilidadecivil

Contato: 61 994661515

E-mail: evelin.carvalho.adv@gmail.com.

br

  • Publicações21
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações71
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casal-devera-indenizar-vizinha-por-abalo-na-estrutura-de-sua-residencia/1896221811

Informações relacionadas

Gabriel Gonzales, Advogado
Notíciashá 10 meses

Bem de família: TRF-1 atesta impenhorabilidade de apartamento locado

Juliana Marchiote , Advogado
Notíciashá 10 meses

Declaração de indignidade por ofensa à honra do falecido exige prévia condenação criminal do sucessor.

Junco Advogados, Advogado
Notíciashá 10 meses

DECISÃO: Segurado que continuou trabalhando após auxílio-doença pode se aposentar por invalidez

Obra vizinha que causou prejuízos a academia deverá arcar com reparos

Aline Marion Franco Barbosa, Advogado
Modeloshá 7 anos

Ação de reparação de danos materiais e morais causados por obra Pública

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)