Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CCJ da Câmara aprova novas regras para apresentação de recursos

    CCJ da Câmara aprova novas regras para apresentação de recursos

    De ordem da Diretoria da CONAMP informo que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou hoje (09/11), o PL 3939/08, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que revoga o § 4º do art. 600 do Decreto-Lei nº 3.689/41 - Código de Processo Penal para não mais permitir que o envolvido em processo judicial apresente as razões do recurso de apelação diretamente na instância superior.

    De acordo com o autor da proposta, a prerrogativa estampada pela norma em comento tornou-se meio de procrastinar processos penais, porquanto, nesses casos, segundo o princípio do Promotor natural, os autos precisam ser deslocados do Tribunal ao juízo de origem para que o Ministério Público apresente as contra-razões.

    À proposição em epígrafe fora apensado o PL 2.633/07, de autoria do Deputado Gustavo Fruet , que também revoga o § 4º do art. 600 do Código de Processo Penal. Sustenta o autor do PL 2.633, de 2007, que “a revogação do destacado § 4º é medida que se impõe, porque o mesmo não mais se coaduna com os princípios do direito processual moderno, em virtude dos quais deve-se velar pela celeridade do processo e pela economia processual, sempre respeitados o contraditório e a ampla defesa.”

    O relator na CCJ, deputado Efraim Filho (DEM/PB), apresentou seu parecer ao PL 3.939/08 e apensado, pela constitucionalidade, juridicidade, boa técnica legislativa e, no mérito, pela sua aprovação, com a Emenda de técnica legislativa abaixo descrita.

    Art. 1º. Inclua-se artigo que terá a seguinte redação:

    “ Art. Esta lei revoga dispositivo do Código de Processo Penal pelo qual é permitido, no recurso de apelação, que as razões ou contra-razões sejam oferecidas no Tribunal.”

    Art. 2º Renumere-se os artigos seguintes.

    A CCJ aprovou o parecer contra os votos dos Deputados José Pimentel, Arnaldo Faria de Sá, Sérgio Barradas Carneiro, Chico Lopes e José Genoíno. Apresentou voto em separado, contrário ao projeto, o Deputado Geraldo Pudim (PMDB/RJ).

    A matéria foi aprovada em caráter conclusivo, ou seja, não necessita ser votada pelo Plenário, salvo interposição de recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total).

    Caso não ocorra o recurso a mesma será encaminhada à sanção presidencial.

    Cordialmente,

    Mônica Mafra

    Assessora Parlamentar

    • Publicações1009
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-da-camara-aprova-novas-regras-para-apresentacao-de-recursos/2461223

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)