Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Citando recomendação de prevenção ao COVID-19, STJ concede ordem de habeas corpus para paciente com mandado de prisão expedida

Em decisão liminar, Ministro Relator, Antônio Saldanha Palheiro, da 6ª Turma Criminal, citou a Recomendação nº 62 do CNJ, que recomenda aos Tribunais e magistrados a adoção de medidas preventivas à propagação da COVID-19.

há 4 anos

Em decisão publicada no dia 14/04/2020, no HC nº 571.878-SE, o STJ concedeu ordem de habeas corpus, em sede liminar, na modalidade preventiva (salvo-conduto) a paciente condenado a 17 anos de reclusão, determinando que o mesmo não inicie o cumprimento da pena até ulterior análise dos pedidos cabíveis na execução.

Em sede de argumentação, a defesa do paciente anexou laudos médicos que demonstrariam, em tese, a possibilidade da concessão de uma prisão domiciliar, mas que sua análise o levaria ao cárcere por meses até a concessão da modalidade prisional requerida.

Em suas razões, o Ministro Relator Antônio Saldanha Palheiro, concluiu que visualiza “manifesta ilegalidade no ato ora impugnado a justificar a concessão, in limine, do habeas corpus, visto que, diante das alegações defensivas, dos documentos juntados e, notadamente, da atual pandemia de Covid-19, parece-me imprescindível que o Juízo das Execuções Penais analise a possibilidade de concessão da prisão domiciliar ao paciente, o que vai, inclusive, ao encontro da Recomendação n. 62/2020 do Conselho Nacional de Justiça.

Em dispositivo, o Ministro concedeu liminarmente o habeas corpus “para ordenar que o Juízo das Execuções Penais examine, como entender de direito, a possibilidade de deferimento da prisão domiciliar ao paciente, assegurando-lhe, ainda, permanecer em liberdade até que se ultime a referida análise.

De tal forma, a concessão da ordem de habeas corpus garantirá ao paciente o direito de aguardar o julgamento dos pedidos cabíveis na execução em liberdade, suspendendo, assim, o mandado de prisão determinado pela 2ª Vara Federal da Justiça Federal em Sergipe. O Juízo já foi informado, via malote digital, da decisão.

O citado habeas corpus fora impetrado pelos advogados do paciente, o Dr. Andrew de Macêdo Arruda e o Dr. Anderson Philipe Correia Frazão.




Referência: HC nº 571878 / SE (2020/0083113-5)

  • Sobre o autorAdvogado Criminalista
  • Publicações5
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações92
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/citando-recomendacao-de-prevencao-ao-covid-19-stj-concede-ordem-de-habeas-corpus-para-paciente-com-mandado-de-prisao-expedida/830935056

Informações relacionadas

Luciano Santos, Advogado
Modeloshá 5 anos

Divórcio Litigioso Com Bens e Filha Maior

Haroldo Gushiken, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Cautelar de Separação de Corpos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)