Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024

Codicilo

Você sabe o que é?

Publicado por Dr Ricardo Diógenes
há 3 anos

Embora desconhecido da grande parte da população e, nessa esteira de pouca adesão social, o CODICILO nos termos do art. 1881, CC, serve para fazer disposições especiais sobre o seu enterro, esmolas de POUCA MONTA A CERTAS E DETERMINADAS PESSOAS OU INDETERMINADAMENTE, AOS POBRES DE CERTO LUGAR, assim como legar móveis, roupas ou joias, de pouco valor, de seu uso pessoal.

O documento também dispor de como será o funeral, se haverá cremação, o limite de despesa com a ornamentação e o cerimonial funerário, quanto ao local, curiosamente já teve casos onde o de cujus pediu que fosse levado donativos para serem doados.

O Codicilio é um termo que pode ser elaborado de próprio punho, particular ou cartorário, NÃO SE EXIGE SOLENIDADE OU ESTRUTURA FORMAL, tendo em vista que o mesmo deve ter o teor informal, por falta de previsão legal, se exige apenas os mesmos requisitos exigíveis no Testamento, ex.: maiores de 16 anos e que estiverem em pleno gozo das faculdades mentais.

É importante observar que o Codicilo NÃO PODE ULTRAPASSAR DE 10 A 20% DO VALOR TOTAL DOS BENS e por vezes precisa de autorização para ser validado.

Em caso de dúvidas busque um ADVOGADO especialista em INVENTÁRIO e PARTILHA.

#direitodefamilia #direitosucessorio #inventário #inventarioepartilha

  • Sobre o autorRICARDO DIÓGENES, Especialista: Cível, Família, Sucessões e Imobiliário.
  • Publicações113
  • Seguidores31
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações112
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/codicilo/1203811005

Informações relacionadas

Artigoshá 9 anos

Liquidação de sentença no Processo do Trabalho

Gilmar Fonsêca Júnior, Advogado
Artigoshá 6 anos

Codicilo x Testamento: você sabe a diferença?

Modelo de Codicilo

Giovana Morello, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

Codicilo

Giuliana Lima, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Direito das Sucessões

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Dr Ricardo, por gentileza, é necessário que seja escrito de próprio punho ou pode ser digitado, impresso, assinado e datado e ter firma reconhecida? E de quanto em quanto tempo é recomendado atualizar o documento? Para tal, basta anexar um documento informado a atualização do codicilo? Grata desde já. continuar lendo