Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Com emenda de Alessandra, Assembleia reconhece estado de calamidade pública em Manaus

    A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou nesta quinta-feira (26), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 14/2020, que reconhece, para os fins do Art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), a ocorrência do estado de calamidade pública em Manaus conforme solicitação do prefeito Artur Neto (PSDB). O decreto vale até o dia 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia do Coronavírus (Covid-19). O pedido chegou ao Parlamento Estadual por meio da Mensagem nº 01, da última quarta-feira, dia 25.

    Com o decreto, fica reconhecida, exclusivamente para os fins da LRF, notadamente para as dispensas do atingimento dos resultados fiscais e da limitação de empenho de que trata o Art. 9º, bem como suspensão da contagem dos prazos e disposições estabelecidos nos Artigos 23 e 31, todos da Lei Complementar nº 101, a ocorrência do estado de calamidade pública em Manaus.

    A emenda sugerida pela deputada Alessandra instituiu uma Comissão no âmbito da Assembleia Legislativa, composta por cinco parlamentares, com igual número de suplentes, com o objetivo de acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à emergência de saúde pública de importância internacional relacionada ao Coronavírus em Manaus, em razão da calamidade reconhecida.

    “A emenda que eu apresentei diz respeito a uma questão técnica e de responsabilidade, inclusive isso pode dar respaldo à prefeitura de Manaus na sua prestação de contas. Foi informado aqui que o próprio prefeito concordou”, disse a deputada Alessandra ao comentar sobre a emenda durante a votação virtual. “Vejo que o município acerta nesse momento. Nós como deputados vamos acompanhar todo o processo. Acredito que agora é hora de somarmos esforços em favor do bem comum”, completou.

    De acordo com o Projeto de Decreto Legislativo, os trabalhos poderão ser desenvolvidos por meio virtual, nos termos definidos pela Presidência da Comissão. A Comissão realizará, mensalmente, reunião com o secretário de Finanças do Município de Manaus, para avaliar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à emergência de saúde pública de importância internacional relacionada ao Covid-19.

    O texto prevê ainda que, bimestralmente, a Comissão realizará Audiência Pública com a presença do secretário de Finanças do Município de Manaus, para apresentação e avaliação de relatório circunstanciado da situação fiscal e da execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à emergência de saúde pública de importância internacional relacionada ao Coronavírus, que deverá ser publicado pelo Poder Executivo antes da referida Audiência.

    Por fim, o projeto diz que os secretários de Saúde e de Educação de Manaus também deverão participar das reuniões e audiências públicas realizadas pela comissão de deputados.

    Gabinete da Deputada Alessandra Campêlo (MDB)

    Texto: Assessoria da Deputada

    Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785

    Sala da Comunicação (92) 3183-4589

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/com-emenda-de-alessandra-assembleia-reconhece-estado-de-calamidade-publica-em-manaus/825154430

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)