Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Comentários das questões 35 a 36 - Direito Ambiental - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

O Prof. Rodrigo Bordalo comentou todas as questões de Direito Ambiental que caíram na prova

Publicado por Saraiva Aprova
há 10 anos

Questões 35 a 36 - Direito Ambiental

Leia abaixo os comentários do Prof. Rodrigo Bordalo sobre todas as questões de Direito Ambiental que caíram na prova:


Questão 35

Nos termos da Lei nº 11.445/2007 (Lei de Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico), assinale a afirmativa que indica o serviço público que não pode ser considerado como saneamento básico.

Correta: D) Administração de recursos hídricos.

Justificativa: De acordo com o art. 3, inciso I, da Lei 11.445/2007, o saneamento básico abrange: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Não se encontra incluída a administração de recursos hídricos.


Questão 36

Bruno é proprietário de pousada que está em regular funcionamento há seis anos e explora o ecoturismo. Na área em que a pousada está localizada, o estado da federação pretende instituir estação ecológica com o objetivo de promover a proteção da flora e da fauna locais. A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

Correta: C) É possível a instituição da estação ecológica com a cessação da atividade econômica da pousada, desde que o Poder Público Estadual indenize Bruno pelos prejuízos que a instituição da unidade de conservação causar à sua atividade.

Justificativa: art. 9, parágrafo primeiro – a Estação Ecológica representa unidade de conservação integrante da categoria de proteção integral. A posse e o domínio sobre a Estação Ecológica são públicos, de modo que as áreas particulares serão desapropriados. Desta forma, possível a instituição da Estação Ecológica, com a cessação da atividade pelo particular, sendo-lhe cabível indenização.


https://www.youtube.com/embed/D0VdZFcxLJs


Rodrigo Bordalo

Procurador do Município de São Paulo e Advogado militante; Foi por seis anos Conselheiro do CADES - Conselho do Meio Ambiente do Município de São Paulo; Mestre e Doutorando em Direito do Estado pela PUC-SP; Professor na Faculdade de Direito Damásio de Jesus, em cursos de graduação, pós-graduação e cursos preparatórios. Vasta experiência como professor dos maiores cursos preparatórios para o Exame de Ordem no Brasil.



Comentrios - Direito Ambiental - 1 fase do XIII Exame de Ordem

  • Sobre o autorhttps://saraivaaprova.com.br/
  • Publicações56
  • Seguidores106931
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2352
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comentarios-das-questoes-35-a-36-direito-ambiental-1-fase-do-xiii-exame-de-ordem/116169584

Informações relacionadas

Saraiva Aprova
Notíciashá 10 anos

Comentários das questões 25 a 28 - Direito Tributário - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

Georges Humbert, Advogado
Artigoshá 8 anos

Comentários às questões de Ambiental do XX Exame da OAB

Saraiva Aprova
Notíciashá 10 anos

Comentários das questões 20 a 24 - Direitos Humanos - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 14 anos

Supremo mantém validade de decreto que cria estação ecológica no Pará

Saraiva Aprova
Notíciashá 10 anos

Comentários das questões 37 a 43 - Direito Civil - 1ª fase do XIII Exame de Ordem

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)