Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Como fazer reclamações contra bancos e administradoras de consórcio no Banco Central?

há 6 anos

Uma das principais atribuições do Banco Central do Brasil (Bacen), é exercer a fiscalização dos bancos e demais instituições financeiras, bem como das administradoras de consórcio.

💡Infelizmente, ainda, muitos cidadãos ou consumidores não sabem, que é possível realizar no Bacen, reclamações contra bancos e administradoras de consórcio, devido a falhas na prestação de serviços, cobranças indevidas, como exemplo. O procedimento pode ser feito por telefone (145) ou pela internet, após o esgotamento das medidas administrativas junto ao banco.

No site do Bacen 📲(http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/reclamacaoDenuncia.asp) consumidor poderá enviar sua reclamação, que será registrada e remetida ao banco reclamado, o qual terá o prazo de 10 dias úteis para apresentar resposta ao consumidor, com cópia ao Bacen.

Para registrar a reclamação na internet, o cidadão ou consumidor deverá informar: a) o seu CPF ou CNPJ; b) o nome da instituição financeira reclamada e assunto; c) os fatos de forma sucinta; c) o número de protocolo da reclamação feita junto ao banco e data do protocolo; d) e-mail (obrigatório) e contatos telefônicos (facultativo).

Segundo o Bacen, é feito diversas iniciativas com base nas reclamações como: ações de fiscalização, melhorias na regulamentação, ranking de instituições por índices de reclamações e ações de educação financeira.

A ferramenta disponibilizado no site é de fácil acesso, e pode auxiliar cidadão na resolução do problema.

Também é possível anexar documentos na reclamação, como requerimentos feitos na agência, protocolos, dentre outros.

Em caso de conflito com o banco ou administradora de consórcio, sugere-se que o consumidor busque auxílio do PROCON, e/ou advogado especializado de sua confiança, a fim de ser analisado a medida cabível para solução do conflito.

  • Sobre o autorNegociação de dívidas - Golpe do PIX - Negócios Imobiliários
  • Publicações26
  • Seguidores40
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5860
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-fazer-reclamacoes-contra-bancos-e-administradoras-de-consorcio-no-banco-central/586742374

Informações relacionadas

Leonardo Leonel Rodrigues, Advogado
Artigoshá 4 anos

Falsa promessa de imediata contemplação em consórcio é causa de anulação do contrato e de dano moral

Advogado Atualizado, Advogado
Modeloshá 7 anos

Modelo de Petição Previdenciária

Maytê Portilho, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Petição de juntada de substabelecimento simples

Albuquerque Advocacia, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Modelo de ação de dano moral com tutela de urgência por ´penhora indevida em conta bancária

Leidyane Gomes , Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo]Ação de rescisão de contrato (consórcio)

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá boa tarde, paguei por uma carta na embracom, fui contemplada, e a prestadora cometeu vários erros no faturamento, onde me aquasionou e Ainda causa muito aborrecimento, não cumpriu com o prazo de pagamento, e todos os dia que ligo consórcio Embracom ele passa uma data nova isso já tá em torno de 18 dias hoje continuar lendo

estou tetando reclamar sobre consórcio VOLKSWAGEM noa entendo as parcelas nao me enviaram apolice do seguro continuar lendo

nao funciona esta porcaria continuar lendo

ESTOU COM UM PROBLEMA PESSOAL ME DESESPEREI TENTEI FAZER UMA EMPRÉSTIMOS COM ALGUMAS EMPRESA ATÉ CHEGUEI NA ASSINAR CONTRATO DEPOIS QUANDO ME PEDIAM DINHEIRO VI QUE ERAM GOLPE E AGORA ESTÃO ME AMEAÇANDO.
SEGUE ELAS
- BANCO C6 S.A CNPJ 31.872.495/0001-72
CONSULTOR CAROLINE VALIN
https;//emprestimosconsigc6.com
TELEFONE 11949000-6975

-FINANCEIRA BMG CNPJ 61.186.680/0052-14
CONSULTOR BENEDITA COSTA
END; Tomé de souza, 669- andar -+Funcionarios, Belo Horizonte- MG 30140-131
TELEFONE 31-7149-2878
-RDCRED EMPRESTIMOS CNPJ 48.858.202/001-81
CONSULTOR HUGO RIBEIRO
TELEFONE 3195095284 END; RUA CORONEL JOSÉ LEME FRANCO Nº 06 CENTRO- LEME SP continuar lendo