Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Companheira tem direito a receber pensão por morte que já está sendo paga a filhas

    Reconhecida a união estável, companheira tem direito à pensão

    Publicado por Cristian Ponce
    há 2 anos

    A 2ª Vara Federal de Gravataí/RS declarou que preenchidos os requisitos legais, é direito da companheira do segurado falecido o recebimento de uma parte do benefício de pensão por morte que já estava sendo pago a duas dependentes do de cujus.

    Na ação, a mulher alegou que era companheira do homem que morreu. Assim, sob o argumento de ser dependente do falecido, pediu a concessão de pensão por morte. As filhas menores do casal já recebem o benefício decorrente da morte do pai, mas ela defendeu que isso não impede que postule uma parte do benefício.

    Na sentença, o juiz afirmou que o ponto controvertido é a existência ou não de união estável entre a autora e o segurado. Levando em consideração os documento apresentados, corroborados pela prova testemunhal, o magistrado concluiu que a autora e o homem mantinham união estável quando ele morreu, pois ficou comprovada a "convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família", por mais de dez anos.

    Confirmada a sua qualidade de dependente (artigo 16, I, da Lei 8.213/91), concluiu-se que a autora, que tinha 41 anos quando o segurado morreu, faz jus à um terço da pensão, devendo ser incluída como beneficiária da pensão por morte já implantada às filhas do casal, pelo prazo de 20 anos.

    No entanto, considerando que a autora também já se beneficiou diretamente da pensão por morte paga às suas filhas, uma vez que é administradora do dinheiro, representando as filhas, não seria possível reconhecer qualquer direito a pagamento de parcelas retroativas, uma vez que o benefício já vem sendo usufruído por todos os dependentes previdenciários do segurado.

    Clique aqui para ler a íntegra da decisão

    Processo n. 5006005-74.2020.4.04.7122

    Fonte: ConJur - Companheira tem direito a pensão que já está sendo paga a filhas

    • Sobre o autorCompromisso e profissionalismo
    • Publicações6
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações48
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/companheira-tem-direito-a-receber-pensao-por-morte-que-ja-esta-sendo-paga-a-filhas/1435362616

    Informações relacionadas

    Documentos diversos - TJMG - Ação Pensão por Morte (Art. 74/9) - [Cível] Procedimento Comum Cível - contra Inss Instituto Nacional do Seguro Social

    Milca Reis, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo de Petição Inicial: Ação de Tutela e Guarda C/C pedido de tutela antecipada

    Pensão por morte: prova testemunhal é suficiente para comprovar união estável

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)